Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

DENÚNCIA

Lucas do Rio Verde: “falta de educação de alguns pode gerar surto de dengue”

Alerta é do coordenador de Limpeza Urbana da cidade ao afirmar que alguns moradores descuidados são responsáveis por casos da doença.

Publicado em 13/10/2019 às 21:33
Atualizado em

Descarte errado de lixo nas ruas de bairros de Lucas do Rio Verde pode causar aumento nos casos de dengue (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Recentemente o Portal da Cidade publicou uma série com três matérias informando os locais de Lucas do Rio Verde onde há maior concentração no número de casos de dengue. De acordo com as autoridades em saúde pública do município, os bairros Jardim das Palmeiras, Alvorada e Tessele Júnior concentram 32,9% de todos os 389 casos de suspeita da doença na cidade entre janeiro e agosto deste ano.

A despeito do alerta, no entanto, nossa equipe de jornalismo recebeu a denúncia que alguns moradores da região mais afetada pela doença continuam a desrespeitar as orientações da Vigilância Sanitária e descartam o lixo de forma errada, criando as condições para que o mosquito Aedes aegypti se reproduza, aumentando o risco de disseminação de doenças para toda a vizinhança. Em apenas uma rua, numa distância de 20 metros, constataram-se dois casos de descarte errado de lixo feito por moradores.

O coordenador de Limpeza Urbana, Ademilson Pereira, que fez a denúncia, enfatiza: “não adianta nada o trabalho da Prefeitura em cuidar para que sejam reduzidos os locais de acúmulo de lixo se não há consciência de todos. Nossa equipe de limpeza faz sua parte e acabou de realizar um trabalho muito criterioso nesta região, mas ainda esbarramos nesse tipo de comportamento [...] o desinteresse e até mesmo a falta de educação de alguns poucos pode gerar um surto de dengue em toda a população do bairro e pessoas podem até morrer por causa disso”.

O secretário de Saúde, Dr. Rafael Bespalez, em entrevista exclusiva ao Portal da Cidade, reforçou recentemente o apelo de que “o combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti depende da colaboração de todos os cidadãos”. Para denunciar qualquer atitude que possa colocar em risco a saúde da população, a Prefeitura disponibiliza o serviço de Ouvidoria, através do telefone 0800 646 4004, que atende todos os dias da semana.


Fonte:

Deixe seu comentário