Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Alerta!

Lucas do Rio Verde inicia o ano com mais de 50 casos de dengue notificados

Em 2019, a Secretaria de Saúde confirmou mais de 500 casos no município.

Publicado em 13/01/2020 às 06:32
Atualizado em

A infecção é transmitida pelos mosquitos do gênero Aedes sendo, no Brasil, o aegypti o mais comum. (Foto: Reprodução)

Existem quatro sorotipos conhecidos de dengue, o DENV-1, o DENV-2, o DENV-3 e o DENV-4, todos estando presentes no Brasil. A dengue tipo 2 ocorre quando o indivíduo é infectado pelo segundo sorotipo do vírus, que é considerado um dos mais agressivos.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, o sorotipo 2 foi identificado no município em 2019, vírus que já está se espalhando em vários estados do País. "Em comparação a 2017 e 2018, 2019 tivemos um aumento bastante expressivo nos casos de dengue no município, onde foram registrados mais de 500 casos. A preocupação também é grande neste ano, pois nas duas primeiras semanas de janeiro já foram notificados 50 casos de dengue", informou a supervisora da Vigilância em Saúde Keli Paludo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dengue é a doença mais preocupante transmitida por insetos para humanos, com cerca de 50 a 100 milhões de indivíduos afetados anualmente. "Precisamos da colaboração de todos os moradores para que limpem seus quintais, e mantenham os cuidados todos os dias. A dengue mata. Tivemos uma morte recente por dengue no município de Sinop, onde uma criança de oito anos morreu após ser infectada por dengue hemorrágica", alerta a supervisora.

Sintomas de dengue- Febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, manchas avermelhadas, entre outros.

Deve-se estar atento a sinais como:

  • Dor ou rigidez abdominal
  • Vômitos persistentes
  • Inchaço em pernas, abdome e outros locais
  • Sangramento de mucosas, como as gengivas,
  • Letargia ou agitação
  • Aumento do fígado
  • Alteração nos exames laboratoriais.

Fonte:

Deixe seu comentário