Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

ALERTA!

Lucas do Rio Verde inicia vacinação contra sarampo em crianças

Crianças de seis a onze meses devem ser vacinadas contra o sarampo no município.

Publicado em 26/08/2019 às 08:11
Atualizado em

Brasil registra casos de sarampo em 88 cidades de 11 estados . Nos últimos 90 dias, foram 1.680 casos registrados. (Foto: Reprodução: sp.gov.br)

Seguindo a recomendação do Ministério da Saúde para evitar a propagação do surto de sarampo, todas as crianças que tiverem de seis meses a onze meses de vida deverão ser vacinadas contra o sarampo em qualquer unidade básica de saúde de Lucas do Rio Verde.

De acordo com a supervisora de Vigilância em Saúde, Keli Paludo o município já iniciou a imunização, seguindo a medida adotada pelo Ministério da Saúde.

‘’Nós temos a vacina tríplice viral em todas as Unidades de Saúde do município. Estamos aguardando as doses adicionais que serão disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, temos um estoque de vacinas que nos permite iniciar essa intensificação. Os pais com a caderneta de vacinação, já podem procurar o PSF do seu bairro para imunizar essas crianças, de seis a onze meses. Importante lembrar que a dose extra não excluirá a vacinação rotineiramente feita em crianças de doze meses e quinze meses’’ orienta.

O que é sarampo?

Doença viral altamente contagiosa. Isso porque o vírus é transmitido por meio do contato direto ou pelas vias aéreas --basta que a pessoa infectada respire, tussa ou mesmo espirre. A doença evolui de forma rápida e pode ter complicações graves, principalmente entre as crianças.

Sintomas do sarampo - Os sintomas geralmente se manifestam após cerca de 10 dias da infecção. A essa altura a pessoa poderá apresentar: toriza, tosse, febre (cada dia que passa, as temperaturas são mais altas) conjuntivite e Manchas vermelhas pelo , elas se espalham por todo o corpo, e começam a partir da parte de trás das orelhas e pescoço para, depois, avançarem para os membros superiores e inferiores (braços e pernas) e o abdome. Essa fase pode durar três, quatro, cinco dias. 

‘’Trata-se de uma doença grave que acomete principalmente as crianças que não possuem defesas contra o vírus, por isso é importante esta imunização. Ressaltamos que somente a vacina confere a imunidade desta doença’’ concluiu a Supervisora.


Fonte:

Deixe seu comentário