Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Prevenção

Lucas do Rio Verde intensifica prevenção contra o sarampo e câncer de mama

Neste sábado (19) será realizado o dia D de vacinação contra o sarampo e dia D da campanha Outubro Rosa em todos os PSF.

Publicado em 16/10/2019 às 01:30
Atualizado em

Durante o dia D, mulheres terão a oportunidade de realizar importantes exames (Foto: Reprodução/Ascom Prefeitura de Lucas do Rio Verde)

Neste sábado (19), em  Lucas do Rio Verde, acontece o dia D de Vacinação contra o sarampo em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), com atendimento das 07h às 17h. Crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) e adultos jovens não vacinados,  na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, deverão ser vacinados.

No mesmo dia, acontece também o dia D da Campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo estimular as mulheres a realizarem exames preventivos de mama e de colo de útero. Durante este período, as unidades promovem palestras, orientações, testes rápidos e exames, com a proposta de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

De acordo com a supervisora de Vigilância em Saúde, Keli Paludo, durante este período, as unidades promovem palestras, orientações, testes rápidos e exames, com a proposta de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, "mulheres que trabalham durante a semana terão a oportunidade de colocar o seu preventivo em dia, além de realizarem os testes rápidos que são fundamentais para diagnosticar importantes doenças graves. Esta  atenção primária,  frisa bem a questão da prevenção, pois o câncer quando diagnosticado no início, as chances de cura são maiores".

Após o término das atividades nas unidades de saúde, será realizada uma caminhada luminosa em alusão à prevenção do câncer. A concentração e saída está marcada para às 17h20, em frente ao antigo PSF Central, na Avenida Mato Grosso. A caminhada encerra na Igreja Rosa Mística. Toda a população está convidada a participar.

 

Fonte:

Deixe seu comentário