Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

MAIS UM AVANÇO

Lucas do Rio Verde mais perto de conquistar direito a usar prédio da UPA

Com publicação da Portaria 3586 no Diário Oficial da União, município avança na possibilidade de ter novo Pronto Atendimento ainda em 2019

Publicado em 08/11/2018 às 08:02
Atualizado em

Desde que ficou pronto, edifício que abrigaria a UPA 24h em Lucas do Rio Verde nunca foi usado. Enquanto isso, município procura vencer burocracia para conquistar direito a usá-lo (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

Em entrevista coletiva concedida ontem (07) na sala de reuniões do Paço Municipal, a Secretaria de Saúde informou que Lucas do Rio Verde deu mais um importante passo no sentido de conquistar o direito de usar o prédio destinado à UPA 24h do Governo Federal, mas que sequer chegou a ser aberto para a população da cidade.

A notícia vem após a publicação, no Diário Oficial da União do dia 06 de novembro (terça-feira), de que o Ministério da Saúde receberá as propostas e documentação referente aos pedidos de ocupação das UPAs em todo o Território Nacional feitas pelas prefeituras que desejarem utilizar os espaços como parte de seu patrimônio para a saúde pública. O documento foi assinado pelo Palácio do Planalto uma semana após audiência do prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti (PSD) ao ministro da pasta, Gilberto Occhi.

Na avaliação do secretário de Saúde, Rafael Bespalez, “de agora em diante haverá um processo burocrático habitual. Para dar prosseguimento à nossa meta, vamos cumprir à risca tudo o que nos for solicitado pelo Ministério da Saúde para ocuparmos o mais rápido possível o prédio. Vamos repassar dados, informações e toda documentação pertinente ao nosso trabalho para que a comissão ministerial que avalia as solicitações do Brasil todo possa deferir nosso pedido no menor tempo possível”.

A secretária-adjunta de Saúde, Vivian Fávaro, enfatiza a importância que tem essa conquista para o município e diz que tudo deve ser feito sob a mais rigorosa observância dos trâmites legais. “Sei que pode parecer frustrante esperar tanto tempo para termos direito a usar um prédio que está em excelentes condições e que atenderia nossa população, mas a sem que isso tudo seja cumprido, perdemos todo o investimento feito até agora e, pior, o município ainda responderia judicialmente por isso. Já fizemos diversas visitas ao ministério para tratar exclusivamente deste assunto e temos a expectativa, por estarmos com a documentação bastante adiantada, de que a autorização saia o mais breve possível”.

Fonte:

Deixe seu comentário