Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

PROTESTOS

Lucas do Rio Verde: Moradores de Itambiquara protestam contra fechamento de PSF

De acordo com secretário municipal de Saúde, remanejamento fará com que população passe a contar com mais dias de atendimento a partir de 21 de janeiro.

Publicado em 20/12/2019 às 01:26
Atualizado em

Postos de Saúde das comunidades rurais de Lucas do Rio Verde passam por reforma e remanejamento de pessoal em 2019 (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde)

Os moradores da comunidade de Itambiquara voltaram a protestar contra o fechamento do PSF – Posto de Saúde da Família – que existe na localidade. Segundo eles, a unidade mais próxima, localizada na comunidade de Groslândia, não teria capacidade para atender toda a população da região e está muito distante de seu núcleo, dificultando o acesso.

Mais dias

Em resposta às queixas da população da localidade, o secretário de Saúde do município gravou um vídeo onde explica os motivos do fechamento do posto. Segundo ele, “a comunidade, atualmente, conta com um PSF que funciona por apenas um dia na semana e que precisa de reformas. Já a partir do dia 21 de janeiro a comunidade passará a ser atendida pelo PSF de Groslândia, 3 vezes por semana, com transporte fornecido pela Prefeitura e contará com os cuidados de médico, enfermeiro e dentista, assim como os demais cidadãos de Lucas do Rio Verde que residem na área urbana do município”.

Bespalez ainda destaca que, atualmente, o Poder Público não conta com recursos para realizar a reforma do prédio onde funciona a unidade de atendimento, que fica em torno de R$ 240 mil. Ele cita o fato de, em 2018, o valor destinado à reforma do PSF – Itambiquara ter sido remanejado para o custeio do Hospital São Lucas, com a aprovação da Câmara de Vereadores.

Lamentável

“É de causar estranheza a notícia de que um determinado vereador esteja insuflando a população de Itambiquara agora. É importante lembrarmos que, em 2018, quando os recursos estavam disponíveis, todos os parlamentares votaram favoravelmente à transferência da dotação orçamentária para a manutenção do Hospital São Lucas, inclusive este que, pelo que nos foi repassado, ataca a Secretaria da Saúde com afirmações que não condizem com a realidade, o que é lamentável”, disse Rafael Bespalez ao Portal da Cidade.


Fonte:

Deixe seu comentário