Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

treinamento

Lucas do Rio Verde promove capacitação com equipe de saúde dos EUA

O treinamento foi organizado pela Prefeitura, em parceria com o Hospital São Lucas e com apoio da empresa FS

Publicado em 21/09/2022 às 10:32

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu, nesta terça-feira (20), um treinamento sobre Obstetrícia e Gestação, ministrado por especialistas da área de Saúde da Universidade de Iowa, nos EUA. Participaram da capacitação médicos, enfermeiros e outros profissionais da rede municipal.

Para a secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura, o momento foi marcado por uma grande troca de experiências. “Tudo que aprendemos aqui foi enriquecedor para nós. Essa parceria é muito relevante para a Saúde, principalmente para entendermos com funciona em grandes centros de estudo e de pesquisa. Esperamos também estreitar esses laços e almejarmos juntos um futuro intercâmbio”, comentou.

O treinamento foi realizado em parceria com o Hospital São Lucas e com apoio da empresa FS. Entre os assuntos abordados estavam doenças infectocontagiosas, diabetes e hipertensão na gestação.

O vice-presidente da área de Saúde em Iowa, Brooks Jackson, se surpreendeu com a cidade de Lucas do Rio Verde. “Lucas do Rio Verde é uma cidade nova e tem muito potencial para tentar coisas novas, é mais aberta a ter experiências que podem beneficiar a comunidade. Com uma população jovem, a vantagem é ser capaz de promover maior impacto com serviços públicos de saúde sendo ofertados mais cedo, esse é um exemplo. O mesmo com tratamentos médicos e prevenção, quanto mais cedo começar, faz com que a população tenha uma vida mais longa e com qualidade”, declarou.

Há cerca de dois meses a Secretaria de Saúde já vem trabalhando temas relacionado ao período gestacional da mulher. “Todas as vezes que reunimos os colegas e temos troca de experiências, nós aprendemos um pouco mais. Com essa equipe dos EUA, nós conseguimos ter uma nova percepção e de que forma podemos aplicar isso no atendimento com nossas pacientes dentro da unidade de saúde”, pontua Drª Raiana da Silva Maldonado, do PSF Tessele Junior.

“Estamos no Brasil há dois dias e tem sido muito agradável, aqui tem um clima parecido com minha cidade, mas o que tem valido a pena mesmo é aprender mais sobre saúde, ensinar sobre saúde e perceber que aqui o tratamento também funciona. A nossa meta é melhorar a saúde, esse é nosso maior ganho, tanto para os EUA quanto para o Brasil, e a nossa esperança é que esse intercâmbio seja o início de uma forte parceria”, explica Kim Kenne.

O treinamento com os profissionais da Saúde continua nesta quarta-feira (21), com a programação de forma on-line. 

Fonte:

Deixe seu comentário