Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Janeiro Roxo

Lucas do Rio Verde realiza ações educativas sobre hanseníase nos PSFs

As ações fazem parte da campanha Janeiro Roxo, realizada anualmente em todo o país.

Publicado em 19/01/2022 às 10:13

(Foto: Reprodução: Saúde)

Com o objetivo de conscientizar a população luverdense sobre a prevenção e o combate à hanseníase (ou Mal de Hansen), doença infectocontagiosa causada pela bactéria mycobacterium leprae que afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está promovendo, durante o mês de janeiro, uma série de ações educativas, nos PSFs, para incentivar o diagnóstico e o tratamento, que é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

A foto publicada como capa desta reportagem, por exemplo, mostra uma recente ação feita no PSF VIII, localizado no bairro Bandeirantes.

As ações fazem parte da campanha Janeiro Roxo, realizada anualmente em todo o país.

Além dessas ações nas Unidades Básicas de Saúde, como palestras e rodas de conversa, o paciente também pode passar por avaliações dermatoneurológicas como forma de obtenção do diagnóstico precoce.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde ainda reforça que os agentes comunitários de saúde atuam no Janeiro Roxo, direcionando seu foco nas visitas à detecção de possíveis casos relacionados.

A hanseníase tem cura e a melhor prevenção é ficar atento aos sintomas – como manchas na pele e fraqueza nas mãos e nos pés – para tratamento imediato.

A doença ainda pode provocar o surgimento de caroços em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

O diagnóstico da hanseníase pode ser feito em todos os PSFs de Lucas do Rio Verde, por médicos e enfermeiros.

O tratamento é prescrito nas Unidades Básicas de Saúde. As doses supervisionadas podem ser tomadas na Farmácia Municipal ou no próprio PSF.

Fonte:

Deixe seu comentário