Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CÂNCER

Médico oncologista do Hospital São Lucas orienta sobre cuidados preventivos

Atendimentos acontecerão de forma periódica, mediante consultas agendadas

Publicado em 15/02/2020 às 05:58

Os atendimentos ocorrem mediante o agendamento de consultas feito junto ao hospital. (Foto: Portal da Cidade)

A alimentação pouco saudável e ausência de exercícios físicos frequentes podem estar ligadas ao desenvolvimento de doenças cancerígenas. O alerta é do médico oncologista Mário Bernardes que faz atendimentos periódicos no Hospital São Lucas. Os atendimentos ocorrem mediante o agendamento de consultas feito junto ao hospital. 

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica, Bernardes tem Doutorado em Oncologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. Durante conversa com a imprensa, o médico pontuou que a prevenção é necessária e citou alguns cuidados que podem ser observados pelas pessoas no sentido de prevenir o desenvolvimento de doenças cancerígenas. “Uma alimentação pouco saudável, pobre em frutas, legumes, verduras, e muito grande em alimentos processados são alguns dos principais fatores de risco que a gente precisa estar atento ao surgimento de câncer”, pontuou, citando ainda que a velhice também pode deixar a pessoa suscetível ao surgimento de câncer.

Além dos cuidados com alimentação e prática regular de exercícios físicos, abandonar por completo o tabagismo, seja na forma do cigarro, seja na forma do narguilé ou cachimbo, também contribuem positivamente para prevenir doenças cancerígenas. “A gente abomina e reprova completamente, em relação ao câncer, a utilização do tabaco. Outro ponto, é evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas”, orientou.

 Além dessas orientações, o oncologista alerta que é indispensável para homens e mulheres, os exames preventivos. Avaliações periódicas e consultas de rotina ainda são as melhores ferramentas para o combate ao câncer.

Há ainda casos de surgimento de câncer por vírus. Bernardes citou o câncer do colo de útero causado pelo vírus HPV. “Daí a importância de fazer a vacinação”, alertou.

Dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA – apontam que 80% das pessoas com diagnóstico de algum tipo de câncer já passaram ou passarão por algum tipo de intervenção cirúrgica, seja diagnóstica, terapêutica ou mesmo paliativa.

Sobre os atendimentos à população de Lucas do Rio Verde, Mario Bernardes disse que colocar em prática esse atendimento atende um pedido que vinha sendo pela própria comunidade. O médico oncologista ressalta que o São Lucas está preparado para esses procedimentos. “É uma estrutura robusta, um ótimo corpo clínico com médicos muito bons e dentro da parte de cirurgia oncológica vamos estar prontos pra poder ajudar e conseguir contribuir e levar esse atendimento aos pacientes”, assinala, citando que com a realização dos atendimentos locais os pacientes não precisarão se deslocar a outros centros para realização de consultas ou procedimentos cirúrgicos.

Os atendimentos podem ser agendados pelos telefones (65) 9 9926 3169, (65) 3548-4090 ou (65) 3548-4087.


Fonte:

Deixe seu comentário