Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

saúde mental

Janeiro Branco: especialistas conscientizam sobre a importância da saúde mental

Ano Novo é tempo de falar abertamente sobre emoções, e também sobre doenças mentais. Abordar o tema é uma forma eficaz de prevenir o adoecimento emocional.

Publicado em 08/01/2020 às 07:30
Atualizado em

A campanha convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços (Foto: Reprodução)

A Campanha 'Janeiro Branco' foi criada em 2014, com o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental e sua importância. O mês de janeiro foi pensado estrategicamente pelos idealizadores, porque muitas pessoas iniciam o ano com expectativas e desejos de boa saúde e bem-estar.

Ao Portal da Cidade, a psicóloga Mayara Techio, de Lucas do Rio Verde, explica que o "Janeiro Branco é uma campanha que visa ajudar o mundo a ser um lugar melhor, pois busca convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito de vida, a qualidade dos relacionamentos, o quanto conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e comportamentos".

A partir dessas reflexões, que são extremamente individuais, a campanha busca colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência. Falar sobre o assunto é uma forma eficaz de prevenir o adoecimento emocional da sociedade. Além disso, o mês de janeiro se propõem a chamar atenção e pautar os veículos de comunicação, formadores de opinião e influenciadores, a falar sobre Saúde Mental e tudo o que diz respeito às múltiplas dimensões dos indivíduos e das instituições sociais. 

"É muito importante realizar ações que mobilizem a conscientização e informação em todo o país. Precisamos abrir a mente e levar em consideração as doenças psíquicas da mesma forma que levamos as doenças físicas. O foco do Janeiro Branco é isso, desmistificar o tabu e a dificuldade que ainda encontramos em procurar ajuda", concluiu Mayara.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, um transtorno mental frequente que afeta todas as faixas etárias, de qualquer raça, etnia ou classe social.

Fonte:

Deixe seu comentário