Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CUIDADO!

Mortes por dengue triplicam no país. Lucas do Rio Verde tem incidência estável

No primeiro semestre de 2019, foram registradas 414 mortes, contra 129 no mesmo período do ano passado

Publicado em 07/07/2019 às 23:58

Número de mortes em decorrência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti triplicou em relação ao ano passado (Foto: Reprodução - Ministério da Saúde)

Entre 30 de dezembro de 2018 a 22 de junho de 2019, a Secretaria de Vigilância em Saúde registrou 414 mortes por dengue no país, e 1.234.527 de casos suspeitos, ou seja, mais de um milhão de casos de dengue ainda não foram confirmados em laboratório. O Número é sete vezes maior em relação ao mesmo período do ano anterior que eram um pouco mais de 180 mil.

ZONA DE PERIGO - As regiões Sudeste e Centro-Oeste registraram maior incidência da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti . O estado mais afetado pela doença foi o de Minas Gerais, com quase dois mil casos a cada 100 mil habitantes.

Chikungunya- O país registrou neste ano 75.149 novos casos de chikungunya, um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2018. Entre janeiro e julho, foram confirmadas 21 mortes por chikungunya.

Zika- Foram registrados 7.705 casos prováveis no país, e dois óbitos por Zika, em 2018, houve uma morte registrada.

EM LUCAS DO RIO VERDE - Em Lucas do Rio Verde, de janeiro à junho deste ano, já foram notificados 334 casos, sendo 115 confirmados. Os bairros com maior incidência foram: Jardim das Palmeiras, Alvorada, Rio Verde e Veneza.

‘’Todos os anos intensificamos as ações em combate a dengue, zika e chikungunya nesse ano temos a parceria das clínicas e laboratórios da rede particular que tem nos ajudado com as notificações de casos, que não passam pela rede pública, isso tem nos ajudado muito, pois conseguimos’’ . destacou a Supervisora da Vigilância em Saúde Keli Paludo.

O Município também realiza mutirões de limpeza em todos os bairros, onde a população colabora com o descarte de matérias que podem servir de reservatório para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

‘’Em breve, antes da chegada das chuvas outro mutirão será realizado, é importante que a população se conscientize sobre os riscos que o mosquito Aedes aegypti  pode trazer, as pessoas devem se lembrar que a dengue mata, cada um deve fazer a sua parte(...) O cuidado deve ser realizado em cada quintal, os mutirões de limpeza vem para ajudar nesse descarte de lixos.’’ Reforçou Keli, Supervisora da Vigilância.


Fonte:

Deixe seu comentário