Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

SEJA UM DOADOR

MT Hemocentro busca doadores para repor banco de sangue

Em estado crítico, estão os tipos sanguíneos O+, O-, A- e AB-; em estado de alerta, estão os tipos B-, AB+, A+ e B-

Publicado em 24/11/2022 às 21:21

(Foto: Hemocentro Público - Foto por: Gcom-MT/Mayke Toscano)

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, registra estoque de sangue crítico. Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, a unidade especializada conclama os voluntários para salvar vidas.

“Precisamos muito trazer doadores de sangue para o MT Hemocentro. Estamos com os estoques muito baixos e é necessário reverter essa situação. Uma doação pode salvar até quatro vidas e todo tipo sanguíneo é bem-vindo”, disse a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.

Em estado crítico, estão os tipos sanguíneos O+, O-, A- e AB-. Em estado de alerta, estão os tipos B-, AB+, A+ e B-.

A fim de evitar aglomeração na unidade, as doações devem ser agendadas por meio deste link. O voluntário também pode agendar as doações por telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, nunca indo doar em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Fonte:

Deixe seu comentário