Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Em Lucas

Inicia nesta segunda-feira (18) a segunda etapa de vacinação contra o sarampo

No estado, 68 mil pessoas de 20 a 29 devem ser imunizadas até o dia 30 de novembro.

Publicado em 17/11/2019 às 23:19
Atualizado em

A campanha segue até o dia 30 de novembro, onde o público alvo são jovens não vacinados de 20 a 29 anos. (Foto: Reprodução)

Nesta segunda-feira (18), foi dado início à segunda etapa da vacinação contra o sarampo para adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. A estimativa, segundo a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, é que até 30 de novembro, o público alvo seja vacinado.

O Ministério da Saúde encaminhou ao estado 35 mil doses extras para vacinar, até o final da campanha, cerca de 68 mil pessoas e garantir a segunda dose da tríplice viral, que ajuda a prevenir sarampo, rubéola e caxumba.

Na primeira etapa, do dia  07 a 25 de outubro, foi realizado a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Em 2020, o ministério dará continuidade à campanha. A imunização será dividida em três etapas e incluirá pessoas com idade entre 50 e 59 anos. Ao todo, espera-se que a vacinação atinja 39 milhões de brasileiros, que equivalem a 20% da população. 

Sarampo

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, que pode evoluir para complicações graves e óbitos. A doença é transmitida por meio das secreções expelidas pelo doente ao falar, tossir e espirrar. 

Vacinação

A vacina tríplice viral,  é a única forma de prevenir a ocorrência da doença na população, pois é comprovadamente eficaz em cerca de 97% dos casos. 


Fonte:

Deixe seu comentário