Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Janeiro Branco

De nada adianta termos um físico maravilhoso, se a mente não está em equilíbrio

Em entrevista, a psicóloga Mayara Techio dá ênfase à Campanha "Janeiro Branco" e aponta cuidados emocionais, para viver em equilíbrio

Publicado em 09/01/2022 às 20:19
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

Estamos em janeiro-  É início de um novo ano, e com ele, carregamos diversos sentimentos que envolvem sonhos, expectativas, anseios, e mudanças. Essas emoçõesfazem parte da vida de milhares de pessoas, se tornando um período bastante reflexivo.

É nesta época, que muitas pessoas também adoecem emocionalmente, porque não conseguem lidar com suas emoções.

Campanha "Janeiro Branco"

Visando diminuir os impactos emocionais, em 2014, psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, criaram a Campanha "Janeiro Branco" para reforçar a conscientização e proteção da Saúde Mental. A campanha ganhou força e foi abraçada por diversos profissionais que visam ajudar pessoas a mudarem suas vidas e a buscarem controle emocional.

Em Lucas do Rio Verde, a psicóloga Mayara Techio, defende a importância do autocuidado e autoconhecimento, alertando a sociedade sobre os problemas que podem ser desencadeados se não estivermos com a mente saudável.

"Janeiro Branco é uma campanha muito importante, pois é nesse mês que reforçamos os cuidados com nossas emoções. Hoje em dia, cuidamos da saúde física e descuidamos da saúde mental, e se não tivermos uma boa saúde emocional, não somos capazes de nos manter bem. O emocional de uma pessoa é o combustível para enfrentar diversas situações, isso inclui: o relacionamento que você tem com seu companheiro (a), com sua família, com seus filhos, amigos, trabalho, e com você mesmo. Por isso, precisamos estar bem, com a cabeça alinhada aos nossos sentimentos", destaca Mayara.

A profissional também aponta sobre doenças relacionadas com o descontrole emocional. Em alguns casos, esses problemas podem ser evitados, se prestarmos atenção aos sintomas iniciais.

"Quando não existe o autoconhecimento por parte dos pacientes, os transtornos emocionais que são as doenças como depressão, síndrome do pânico e ansiedade por exemplo, podem apresentar piora, devido ao atraso do diagnóstico. Quando conhecemos o nosso corpo, conseguimos identificar que algo não vai bem, e com esse cuidado inicial e com a ajuda de um profissional qualificado, é possível ultrapassar esses sentimentos, e receber um tratamento adequado. De nada adianta termos um físico maravilhoso, se a nossa mente não está em equilíbrio", ressalta.

Sobre a campanha Janeiro Branco, Mayara evidencia ações de prevenção, destacando que ao descuidar da saúde mental é abrir espaço para o agravamento de doenças emocionais.

Mayara Techio, Psicóloga, Lucas do Rio Verde-MT

Profissional

É importante que as pessoas tenham consciência de cuidar da saúde mental, de olhar para suas dores, sintomas, e levar em consideração que os transtornos emocionais são tão importantes quanto ao cuidado com a doença física. Que "Janeiro Branco", seja o impulso para as pessoas olharem mais para dentro de si, para se conhecerem e se cuidarem.

Mayara Techio, Psicóloga, Lucas do Rio Verde-MT



Fonte:

Deixe seu comentário