Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

PREOCUPANTE

Nova avaliação mantém Lucas como ‘risco muito alto para contaminação

Outras 13 cidades têm a mesma classificação. Duas delas, Nova Mutum e Sorriso, fazem divisa com Lucas do Rio Verde

Publicado em 25/06/2020 às 21:45

Município adotou uma série de medidas para conter o avanço da Covid-19 (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

O boletim informativo divulgado nesta quinta-feira (25) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) mostra que 14 municípios do Estado configuram na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus. Lucas do Rio Verde é uma das cidades que aparecem nessa lista. Os outros são Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Primavera do Leste, Nova Mutum, Campo Verde, Cáceres, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Porto Esperidião, Querência, Pedra Preta e Marcelândia. 

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde vem adotando algumas medidas para tentar conter o avanço da Covid-19, entre elas fechamento de segmentos comerciais e toque de recolher às 21h30. No entanto, o novo coronavírus segue uma escalada assustadora. O município já tem 9 óbitos confirmados pela doença (há um como suspeito, aguardando resultado de exame), 354 casos confirmados, sendo que 210 considerados ativos. Os números são atualizados na manhã desta sexta-feira (26).

Decreto

O Governo de Estado publicou novo decreto restringindo ainda mais as medidas que devem ser adotadas pelos municípios, com base na classificação de risco para prevenir a disseminação da Covid-19. O Decreto n° 532 foi publicado na edição extra do Diário Oficial de quarta-feira (24.06). O documento altera as tabelas de classificação de risco, criando uma terceira tabela.

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Veja a tabela de classificação de risco por município

Recomendações e cuidados

- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;

- Usar máscara quando sair de casa;

- Evitar aglomerações;

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte:

Deixe seu comentário