Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Atenção

Lucas do Rio Verde: Bombeiros alertam sobre alto risco de acidentes domésticos

As ocorrências como: queimaduras, quedas, intoxicação, cortes e choque elétricos, são as mais registradas

Publicado em 01/08/2019 às 06:35
Atualizado em

Número de acidentes domésticos aumenta em época de férias escolares (Foto: Reprodução: saude.pr.gov.br)

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 4,7 mil crianças morrem por ano e 122 mil são hospitalizadas, vítimas de acidentes domésticos. As principal causa de acidentes envolvendo crianças são as quedas.

As ocorrências como: queimaduras, quedas, intoxicação, cortes e choque elétrico, são registradas com mais frequência, durante as férias escolares. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde, alguns acidentes que ocorrem dentro de casa podem ser evitadas com algumas medidas simples.

‘’ Orientamos os pais e responsáveis no cuidado com as crianças, principalmente nesta época do ano, pois o número de acidentes envolvendo quedas e queimaduras são registrados com mais frequência . Em relação às queimaduras, orientamos para que as crianças não fiquem próximas a fogões e churrasqueiras. No preparo de alimentos, os responsáveis devem ter cuidado com as panelas, onde os cabos devem estar voltados para dentro do fogão e longe do alcance das crianças.’’ Disse o Capitão Alex Queiroz.

Sobre as queimaduras, a segunda ocorrência mais registrada, o capitão também orienta.

‘’As queimaduras de primeiro grau, que resulta num vermelhidão na pele, devem ser tratadas apenas com água corrente para tirar o calor do local. Já as queimaduras de segundo grau, aparecem bolhas, que também devem ser lavadas apenas com água, caso os sintomas não desapareçam é importante procurar por um atendimento médico. As queimaduras de terceiro grau que é considerado mais grave, atinge as camadas mais profundas da pele ferindo os músculos e ossos das vítimas, neste caso a vítima deve ser levada imediatamente ao pronto socorro’’.

Proibido- Nenhuma substância deve ser aplicada na pele onde houve uma queimadura. Muitas pessoas acabam aplicando, pasta de dente, clara de ovo e pomadas, isso só piora o quadro.

Para evitar acidentes domésticos é sempre importante ter cuidado, principalmente com as crianças entre 2 à 7 anos . A atenção deve ser redobrada nesta faixa etária, pois criança é sinônimo de ‘’curiosidade’’ e isso, às vezes, pode significar perigo.


Fonte:

Deixe seu comentário