Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Saúde

Mais atenção aos rótulos e embalagens, diz nutricionista de Lucas do Rio Verde

Anvisa propõe rotulagem frontal, em alimentos com alto teor de açúcar, gordura e sódio.

Publicado em 18/09/2019 às 21:01
Atualizado em

Anvisa propõe rótulos de alimentos com alertas sobre alto teor de açúcar, gordura e sódio (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) propõe uma mudança nas embalagens de alguns alimentos com alto teor de açúcar, gordura e sódio. Na proposta, os alimentos terão a rotulagem frontal , o objetivo é facilitar a compreensão da rotulagem nutricional pelos consumidores para realização de escolhas alimentares.

Para a nutricionista de Lucas do Rio Verde, Cibele Amaral os consumidores precisam por em prática o hábito de ler os rótulos e as embalagens. Mesmo que esta medida não seja aprovada, ao adquirir um produto, todas essas informações nutricionais já são apresentadas na embalagem para o consumidor.

"É na embalagem que o produto traz informações sobre sua qualidade, sua data de vencimento e as substâncias que o compõem. Quando não checamos essas informações, corremos o risco de consumir produtos estragados ou substâncias que nos fazem mal. O rótulo é uma forma de comunicação, visual, entre o consumidor e o produto. Quanto mais você souber sobre o que está comprando, melhor será a sua escolha" - explicou a profissional ao Portal da Cidade.

Ainda de acordo com a nutricionista, é importante conhecer a procedência do produto que está sendo adquirindo. Assim, há como avaliar a distância que o alimento percorreu para chegar até o local de compra. Quanto maior a distância, maior os custos ambientais com o transporte do produto.

"A data de validade do produto, deve ser a primeira informação a ser vista pelo consumidor. Deve estar legível e dentro do prazo para o consumo. Preste muita atenção aos produtos em promoção, muitas vezes estão próximos do vencimento do prazo de validade. Também é importante informar sobre a temperatura, quando o produto não é armazenado na temperatura certa, pode estragar mesmo estando no prazo de validade. As informações nutricionais como: o valor energético, a quantidade de carboidrato, proteína, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio, também devem ser observadas" - concluiu.

Cibele Amaral, nutricionista na Estética Magrass, em Lucas do Rio Verde

#ficaadica

Antes de comprar qualquer produto, leia o rótulo. Essa atitude não é perda de tempo e sim ganho de saúde."

Cibele Amaral, nutricionista na Estética Magrass, em Lucas do Rio Verde


Fonte:

Deixe seu comentário