Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

EM OBRAS

Obras do Hospital São Lucas avançam em ritmo acelerado

Na avaliação da gestora do HSL, Gabriela Refatti, existe uma expectativa muito boa, por parte de todos, sobre os resultados finais das reformas

Publicado em 04/03/2019 às 01:30
Atualizado em

Expectativa é a de que, até o final do ano, primeira etapa das obras de reforma no Hospital São Lucas estejam concluídas (Foto: José Boas - Portal da Cidade)

As obras de reforma para ampliação das dependências e serviços prestados pelo Hospital São Lucas estão bastante adiantadas, apesar do período de chuvas. A informação foi repassada ao jornalismo do Portal da Cidade que visitou o local e conversou com a gestora da instituição, Gabriela Refatti.

“As obras estão dentro do calendário planejado e, em alguns aspectos, estamos andando ainda mais rápido do que aquilo que imaginávamos. Iniciamos os trabalhos no início de dezembro, mexendo na primeira ala indicada a receber melhorias, que é a emergência (...) que terá maior capacidade para fazer o atendimento às ambulâncias; já estamos trabalhando também a ala lateral, que será destinada ao atendimento exclusivo dos pacientes obras estão dentro do calendário planejado e, em alguns aspectos, estamos andando ainda mais rápido do que aquilo que imaginávamos. Iniciamos os trabalhos no início de dezembro, mexendo na primeira ala indicada a receber melhorias, que é a emergência (...) que terá maior capacidade para fazer o atendimento às ambulâncias; já estamos trabalhando também a ala lateral, que será destinada ao atendimento exclusivo dos pacientes SUS. Toda esta primeira etapa já está em fase de conclusão”.

TRANSPARÊNCIA – Gabriela faz questão de enfatizar que o acompanhamento das obras é feito de maneira minuciosa e bastante rígido, para que haja transparência e controle sobre todo o processo. Ela afirma que o acompanhamento é feito juntamente com as medições, “e um relatório é produzido e levado a todos os parceiros que participam desta reforma. Ao final desta etapa, então, juntaremos todas estas informações que comporão um relatório geral”.

Esse tipo de cuidado com a qualidade nos resultados, diz ela, garantirá que todas as expectativas existentes se cumpram de maneira satisfatória.

“Existe uma expectativa muito alta, desde os colaboradores, os apoiadores, o público que depende do HSL (...) e a conclusão dessas obras vai representar um avanço de toda a unidade na qualidade do atendimento. E isso é muito bom porque as pessoas vêm que é uma obra que começou muito recentemente, mas que já toma uma cara, já evidencia avanços e melhorias”, avalia a gestora.

AGILIDADE E AUSTERIDADE – Concluindo a entrevista, Gabriela ainda faz questão de evidenciar o empenho demonstrado por parte do grupo que faz parte da direção da Fundação Luverdense de Saúde, mantenedora do São Lucas, para que haja, aliada à qualidade, agilidade entre a tomada de decisões e a execução dos projetos.

“Talvez a maior preocupação da nossa diretoria seja manter os investimentos feitos no Hospital São Lucas desatrelados dos recursos públicos, e antes, buscarmos parceiros diversos (na iniciativa privada, entre a sociedade...) para a conclusão deste projeto. A partir dessa posição, se cria um espaço capaz de oferecer maior agilidade na gestão dos recursos e autonomia para a aplicação dos meios necessários à eficiência das obras de reforma. Afinal, temos necessidade por ampliarmos estes serviços o quanto antes”, conclui.

A conclusão de todas as obras previstas no projeto original está prevista para ocorrer em 2022, mas a primeira etapa, já em andamento e que compreende as recepções de pessoas e ambulâncias, devem ser entregues até o final de 2019.


Fonte:

Deixe seu comentário