Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Conscientização

Outubro Rosa: Mobilizadores realizam Caminhada Luminosa em Lucas do Rio Verde

A caminhada foi realizada neste sábado (19), na Avenida Mato Grosso. O objetivo da caminhada é promover a conscientização acerca do câncer de mama.

Publicado em 20/10/2019 às 06:04
Atualizado em

A Caminhada Luminosa faz parte da programação de prevenção contra o câncer de mama e colo do útero (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Na noite deste sábado (19) mobilizadores e profissionais da saúde se uniram para realizar a Caminhada Luminosa em prol da Campanha Outubro Rosa  2019. A ação foi realizada na Avenida Mato Grosso.

Com velas acesas e faixas, a ideia foi chamar a atenção das mulheres e da comunidade sobre a importância da prevenção contra o câncer.

"Realizamos neste sábado o Dia D de prevenção contra o câncer de colo do útero e de mama, o resultado foi bem positivo pois as mulheres aproveitaram para por em dia os exames preventivos. Percebemos que a cada ano o número de mulheres diagnosticadas com câncer vêm aumentando, por isso é tão importante a conscientização de cada mulher  que deve buscar pela prevenção. Não somente neste mês de outubro, mas todos os meses os trabalhos e atendimentos de prevenção são realizados", destacou a enfermeira Fabiana Mertz.

Entre as entidades participantes, representantes do Rotary Clube de Lucas do Rio Verde também marcaram presença na mobilização.

"É muito importante unir as entidades, o Rotary sempre está presente nessas mobilizações em prol de conscientizar e ajudar pacientes em tratamento contra o câncer. Nossa Caminhada Passos que Salvam será realizada no próximo mês e também desde já contamos com a participação das entidades e da população luverdense para juntos abraçar a causa mais uma vez", ressaltou a mobilizadora Leila Depieri.

Preocupante

O objetivo da caminhada é promover a conscientização das mulheres para a campanha em alusão à prevenção do câncer de mama. No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa morte entre as mulheres, perdendo apenas para o de pele não melanoma.

Prevenir

Para reduzir essa estatística, o ditado ‘prevenir é melhor que remediar’ torna-se ainda mais verdadeiro, já que a detecção precoce da doença é a forma mais efetiva de combatê-la. Realizar a mamografia e as visitas periódicas ao seu médico são fundamentais, já que estão diretamente relacionadas ao estágio da doença e ao aumento das chances de cura

Fonte:

Deixe seu comentário