Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Doce infância!

"Pais que brincam com os filhos são mais felizes", destaca psicóloga luverdense

Em época de férias escolares, famílias podem se divertir com diversas brincadeiras.

Publicado em 15/12/2019 às 01:21
Atualizado em

A participação dos pais nas brincadeiras dos filhos além de ser saudável, também é muito importante para o desenvolvimento das crianças (Foto: Reprodução)

Afinal, será que brincar faz bem apenas para crianças? Estudos mostram que adultos que participam de algum tipo de  brincadeira costumam ser mais felizes. Nesta época do ano, durante as férias escolares os pequenos só pensam em brincar, e os pais nem sempre entendem isso.

A dica da psicóloga Mayara Techio, de Lucas do Rio Verde, é entrar na brincadeira. Promover alguma atividade onde todos da família possam se divertir, porque "os pais que brincam com seus filhos certamente são mais felizes, pois revivem a infância, e isso é uma sensação muito especial. É uma oportunidade também, para esquecer um pouco do mundo lá fora e se divertir com os filhos. O brincar tem papel fundamental no desenvolvimento da criança, e essa participação dos pais também contribui, e muito, nesta etapa".

Brincadeiras 

Brincadeiras antigas é uma ótima escolha, pois fará os pais voltarem no tempo, sem deixar de ser uma novidade para as crianças. Com base nisso, o Portal da Cidade selecionou algumas brincadeiras para você se divertir com a família:

  • Cabra cega: Uma brincadeira para correr muito. Neste jogo uma criança ou adulto é escolhido para ser a cabra cega, os familiares colocam uma venda nela e a giram algumas vezes. Depois, essa pessoa precisa correr para pegar as outras.
  • Forca: Esse é um jogo simples e que pode ser uma brincadeira legal para todos da família. O jogo da força é um jogo em que o jogador tem que acertar qual é a palavra proposta, tendo como dica o número de letras e o tema ligado à palavra. Lembre-se que, a cada erro, um pedaço de um boneco aparece na forca.
  • Jogo da memória: O jogo tem como objetivo a memorização das imagens de forma rápida desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, principalmente para as crianças, que criam relações entre as imagens e a sequência no tabuleiro.
  • Pião: Uma brincadeira clássica e bem antiga! Consiste em puxar uma corda enrolada a um objecto afunilado, geralmente de madeira ou plástico e com uma ponta de ferro, sim, o peão que você costumava brincar quando criança. Puxe a corda, deixe ele girar e se diverta.
  • Pular corda: Essa com certeza vai fazer você mexer bastante, e gastar energia. Para ficar mais divertido, músicas poderão ser cantadas durante a brincadeira: “pipoca, sorvete, pirulito, picolé, o (a) (nome da pessoa) é amiga do José".

São muitas brincadeiras...! Que tal reviver esses momentos? Nostalgia, diversão e o resultado que fará muito bem para a saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário