Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Mobilização

Palestra contra o suicídio reúne mais de 300 pessoas em Lucas do Rio Verde

O Setembro Amarelo foi criado em 2015, pelo CVV, com o objetivo conscientizar e prevenir o suicídio.

Publicado em 19/09/2019 às 21:07
Atualizado em

O evento faz parte da campanha "Setembro Amarelo, Mês de Valorização da Vida". (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Na noite desta quinta-feira (19) profissionais da área de saúde mental de Lucas do Rio Verde, com o apoio da Câmara de Vereadores, promoveram uma palestra sobre o suicídio.

As palestras foram  realizadas na Câmara de Vereadores, com o médico psiquiatra Wagner Engelmann e as psicólogas Erismar Alves e Jaqueline Danizelli de Carlos. O evento faz parte da campanha "Setembro Amarelo, Mês de Valorização da Vida", e reuniu mais de 300 pessoas.

Para o jovem Herick Bruno, de 16 anos a palestra foi fundamental para esclarecer duvidas para ajudar pessoas que estão em sofrimento.

"Eu já passei por momentos difíceis e sei o quanto é importante ser motivado, ser ouvido por outras pessoas. Hoje pela experiência que vivenciei no passado, eu tento incentivar outras pessoas. Eu resolvi participar desta palestra para poder me edificar mais para que eu consiga levar  essas informações para quem precisa" - comentou o participante.

O suicídio é uma das principais causas de morte no país, ocorrendo em sua maioria entre jovens na faixa de 15 a 29 anos, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM). O assunto é uma preocupação permanente, mas durante o mês de setembro ganha uma visibilidade maior. 

Equipe de especialistas em saúde mental e vereador Dr. Jaime Floriano (PDT) (Foto: Richard Montecinos/Portal da Cidade)

Em 2017, o poder Legislativo aprovou a Lei 2691, que institui a Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio. Também de autoria do vereador Dr. Wagner, a proposta tem como objetivo promover palestras, rodas de conversa, orientando a população sobre como identificar e auxiliar a pessoa que está sofrendo.

“Instituímos esta lei justamente para incentivar essas pessoas que estão em sofrimento a procurarem ajuda. Nós precisamos falar sobre o suicídio, entender as causas do sofrimento, para poder auxiliar. Esta realidade não foge do município, tem muitas pessoas precisando de ajuda, pode ser um amigo, ou um familiar e nós precisamos ajudar, para salvar vidas" - destacou o vereador e psiquiatra Wagner Godoy.

O Setembro Amarelo foi criado em 2015, pelo CVV, com o objetivo conscientizar e prevenir o suicídio. A escolha do mês, é devido ao Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro.

Fonte:

Deixe seu comentário