Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Não pode

Pediatra alerta sobre o uso de medicamentos antes da vacina em crianças

Aqueles que tomaram o remédio tiveram uma redução significativa na produção dos anticorpos, ou seja, a função da vacina foi comprometida.

Publicado em 02/09/2019 às 02:38
Atualizado em

Pediatra alerta sobre o uso de medicamentos antes da vacina em crianças (Foto: Reprodução:altoastral.com.br)

Só quem é pai e mãe sabe que na hora de vacinar o filho, o choro e a dor é intensa. Algumas vacinas são mais doloridas, principalmente nos primeiros meses de vida, o que leva muitos pais medicarem os seus filhos antes do procedimento. Atitude esta, que é contraindicada segundo os especialistas.

Uma série de estudos compararam pacientes que tomaram o antitérmico paracetamol antes da imunização, e outros que não usaram o medicamento. Aqueles que tomaram o remédio tiveram uma redução significativa na produção dos anticorpos, ou seja, a função da vacina foi comprometida.

De acordo com o pediatra Jaime Floriano, explica que os remédios antitérmicos – aqueles que a gente dá para febre – podem ser usados se houver reação APÓS a vacinação, mas não antes, como forma de prevenção.

“Jamais medicar uma criança antes de fazer a vacina. Só é recomendado usar analgésicos após a vacina, se houver dor ou febre, nunca antes, pois pode atrapalhar o efeito da vacina. As vacinas que mais dão efeitos colaterais são: na rede pública de saúde a Pentavalente, e na rede particular a miningue B. Outras vacinas poderão dar algum tipo de alergia, neste caso o paciente é acompanhado” alerta o pediatra.

Pentavalente - A vacina deve ser administrada em 3 doses, com intervalos de 60 dias, a partir dos 2 meses de idade. Os reforços aos 15 meses e aos 4 anos, devem ser realizados com a vacina DTP, sendo que a idade máxima para a aplicação desta vacina é de 7 anos.

Possíveis reações da Pentavalente - As reações adversas mais comuns que podem são dor, rubor, inchaço e enduração do local onde é aplicada a vacina e choro anormal.

Meningocócica B - disponível apenas em clínicas particulares – protege contra a meningite bacteriana causada pelo meningococo B. Ela é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Possíveis reações da Meningocócica B - Em crianças menores de dois anos, pode ocorrer febre alta com duração de 24 a 48 horas. Em crianças até 10 anos, pode causar perda de apetite, sonolência, choro persistente, irritabilidade, diarreia, e vômitos.

É importante ressaltar que se a criança estiver com febre, a aplicação da vacina poderá ser adiada até que esteja bem. Se após a vacinação, a criança tiver alguma reação, faça compressas frias no local da aplicação. Se notar qualquer sintoma grave ou inesperado após a aplicação, procure a unidade que fez o procedimento. Qualquer efeito adverso que se prolongue por mais de 14 horas requer atendimento médico.


Fonte:

Deixe seu comentário