Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Investigação!

Pessoas que tomaram mais de uma vez a 1ª dose da vacina são denunciadas em Lucas

Secretaria de Saúde irá encaminhar a denúncia ao Ministério Público. Os munícipes poderão responder por fraude e dano moral coletivo.

Publicado em 28/07/2021 às 03:52
Atualizado em

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem à público informar que notificará ao Ministério Público sobre os casos de três munícipes que decidiram por conta própria tomar mais de uma vez a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Em Lucas do Rio Verde, devido ao grande número de campanhas realizadas recentemente (quase nove mil luverdenses vacinados), nesta semana, após a finalização dos lançamentos no sistema foram detectados três casos de munícipes que haviam tomado uma primeira dose em outras cidades da região e da Capital mato-grossense e que compareceram no Município à convocação referente a sua faixa etária, tendo sido aqui uma outra marca de imunizante, diferente da que os cidadãos receberam anteriormente.

O sistema do cadastro da vacinação é único e integrado no Brasil inteiro. Apesar do processo nas campanhas de vacinação ser assinado manualmente, as informações são lançadas em um sistema unificado de forma nacional, o que torna possível o descobrimento de “manobras” e duplicações do recebimento de doses na vacinação no Município.

Pessoas que, por qualquer motivo, tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em outro município JÁ CONSTAM nesse cadastro de pessoas imunizadas e NÃO DEVERIAM RECEBER A PRIMEIRA DOSE NOVAMENTE EM LUCAS DO RIO VERDE.

Os nomes dos munícipes serão encaminhados ao Ministério Público que, após investigação, poderá denunciá-los por fraude e dano moral coletivo.

É importante ressaltar que, caso a pessoa já tenha recebido alguma dose da vacina contra a Covid-19, seja por ter comorbidades ou por qualquer outro grupo prioritário, NÃO DEVE tomar a vacina novamente agora que atingiu a faixa etária que está sendo convocada. Ao tomar novamente a primeira dose, apenas porque você decidiu escolher uma nova marca de vacina para tomar, além de causar possíveis reações entre dois imunizantes diferentes, você toma o lugar de outra pessoa na fila da vacinação.

Seja consciente. Respeite os demais e aguarde sua vez. E quando ela chegar, não escolha a vacina, pois TODAS as vacinas aplicadas no Brasil são testadas e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

SAÚDE

Fonte:

Deixe seu comentário