Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CUIDADO

Posto de Saúde de Lucas do Rio Verde faz dia especial para hipertensos

No Brasil morrem, por ano, mais de 300 mil pessoas por causa de complicações provocadas pela hipertensão arterial

Publicado em 16/05/2019 às 02:55

Profissionais da saúde destacam que mudanças na dieta e exercícios físicos regulares ajudam a controlar pressão arterial (Foto: Reprodução - Ministério da Saúde)

Segundo dados do Ministérios da Saúde, um em cada quatro brasileiros sofre com algum grau de hipertensão. O relatório indica que o sedentarismo e maus hábitos alimentares contribuem significativamente para a construção deste quadro e os que mais sofrem são as pessoas idosas.

O número mais alarmante, diz o estudo, não é sequer o número de pessoas com hipertensão, mas os óbitos registrados por causa de complicações geradas por ela. Apenas em 2018, mais de 300 mil pessoas morreram por causa de problemas de saúde gerados por terem pressão sanguínea acima do considerado normal.

Para tentar chamar a atenção das pessoas para o problema, os profissionais do PSF XIII, do bairro Parque das Américas, em Lucas do Rio Verde, realizaram hoje (quinta-feira, 16), o Hiperdia, voltado à atenção e esclarecimento de dúvidas de hipertensos e diabéticos.

Um dos responsáveis pela iniciativa, Dr. Rodrigo Rett, comentou com a imprensa que o evento tem como finalidade principal alertar sobre os perigos da hipertensão e a falta de cuidados com o diabetes. Como formas de melhor cuidar da saúde e evitar estes males, ele diz que “mudanças no estilo de vida são fundamentais para se evitar problemas de saúde relacionados à hipertensão e ao diabetes. Temos espaços espalhados em toda a cidade que valorizam uma vida mais ativa e saudável (...) há nas praças os aparelhos para ginástica, passeios públicos para caminhada, e nossos agentes até desenvolveram um programa para incentivar as pessoas a usarem estes espaços. Além disso a troca dos hábitos alimentares é importante também. Trouxemos para nossos pacientes, hoje, exemplos de uma dieta baseada em frutas, legumes, redução do consumo de sal (...) são medidas simples, mas que contribuem muito para a redução da pressão arterial e do risco de diabetes”.

A enfermeira Laisa Silva, que acompanha a vida da maioria dos pacientes presentes no Hiperdia, conta que a equipe se surpreendeu com o número de participantes e que o resultado incentiva a abordar outros temas com outros grupos, como o de gestantes.

Ela afirma que todos os moradores da região atendida pelo PSF XIII, assim que têm diagnosticada alguma alteração na pressão arterial ou no nível glicêmico no sangue já começa a receber atenção e orientação: “muitos chegam aqui ainda acreditando que somente é necessário algum cuidado quando há algum problema sério. Isso precisa ser desmistificado, porque a melhor forma de se evitar um mal maior é fazer o controle diário, com a medicação correta, aliada à mudança dos hábitos alimentares e trocando o sedentarismo por alguma atividade. Muitos entendem isso e temos conseguido bons resultados com o acompanhamento, pois muitos chegam aqui com a pressão muito alta e hoje estão em um grupo cujo índice pode ser considerado de normal a controlado”.

Fonte:

Deixe seu comentário