Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

NOVEMBRO AZUL

PREVINA-SE: Câncer de próstata matou mais de 13 mil brasileiros em 2017

No Brasil, doença é a segunda maior causa de morte entre homens que desenvolvem algum tipo de câncer

Publicado em 01/11/2018 às 03:02
Atualizado em

Quanto mais cedo diagnosticado, mais fácil de ser tratado. Índice de sucesso de cura para câncer de próstata pode chegar a 92% (Foto: Reprodução)

O Instituto Nacional do Câncer – INCA – informa que o número de mortes em decorrência do desenvolvimento do câncer de próstata tem crescido no Brasil desde 2013, atingindo a estabilidade a partir de 2016, quando se registrou, pela primeira vez, o índice de 13 mil óbitos todos os anos.

Para evitar fazer parte deste dado estatístico, os médicos ligados ao INCA recomendam que os homens procurem o exame a partir dos 45 anos de idade, sendo altamente necessário para indivíduos que já chegaram aos 50 anos, pois 75% dos casos conhecidos de câncer de próstata acontecem em homens que chegaram à terceira idade.

Outro motivo para se procurar os Postos de Saúde é que, com o diagnóstico precoce do caso, o paciente tem até 92,6% de chances de cura sem a necessidade de tratamentos mais invasivos como cirurgias ou altas doses de quimioterápicos.

Para o biênio 2018/2019, o INCA estima que 68,2 mil novos casos de câncer de próstata sejam descobertos em todo o Território Nacional, com uma média global de 66,2 casos para cada 100 mil homens. Em Mato Grosso, dados do Instituto indicam que existe uma incidência de 88,45 casos para cada 100 mil homens, segunda maior média do Centro-Oeste e terceira do Brasil, ficando atrás apenas do Paraná (94,19 casos por 100 mil homens) e do Mato Grosso do Sul (89,71 casos).

Os principais sintomas de desenvolvimento do câncer de próstata são: jato de urina fraco ou em gotas, dificuldade em manter a ereção, dor ao ejacular e sangue no sêmen. Mas outros sintomas menos corriqueiros podem indicar que há algo errado, avisam especialistas. Por isso é fundamental que haja acompanhamento médico especializado.

Fonte:

Deixe seu comentário