Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

INIMIGO INTERNO

Proteja seus filhos da fome oculta

A anemia atinge hoje de 20 a 50% das crianças brasileiras. Dependendo da região e pode afetar o apetite, a disposição física e emocional

Publicado em 22/07/2019 às 01:42

Cerca de 50% das crianças brasileiras sofrem de algum tipo de deficiência alimentar, alerta pediatra (Foto: Reprodução - Governo do Estado de Mato Grosso)

Atualmente convencer uma criança a ingerir alimentos saudáveis é uma missão quase impossível para muitos pais. Em alguns casos a correria do dia a dia faz com que alimentos mais práticos e industrializados sejam oferecidos para as crianças.

Pediatras alertam que, cada vez mais, a alimentação infantil vem sofrendo sérias mudanças e piorando o quadro de diagnósticos da desnutrição infantil, que afeta crianças supostamente bem alimentadas com um peso significativo, mas com uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas, que prejudicam o crescimento.

De acordo com o médico Jaime Floriano, pediatra que atende em Lucas do Rio Verde, a principal causa da fome oculta é uma alimentação deficiente em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

‘’A falta de nutrição, pode afetar crianças que estão tanto abaixo quanto acima do seu peso. Na maioria das vezes este problema é silencioso e pode trazer ao paciente sérios problemas, como a obesidade e a anemia, que hoje afeta cerca de 50 % das crianças brasileiras, comprometendo seu desenvolvimento intelectual e psicomotor”.

Ainda de acordo com ele, algumas recomendações são essenciais para manter o crescimento infantil saudável, a mais importante é o aleitamento materno.

‘’No primeiro ano de vida a criança não deve ingerir leite de vaca ou integral, apenas o leite materno, a partir dos seis meses é necessário iniciar a alimentação de forma saudável e equilibrada rica em micronutrientes como a vitamina A e ferro, vitaminas essências para o crescimento e desenvolvimento do bebê’’, ressalta.

O primeiro passo para evitar a desnutrição infantil é criar uma rotina. Os pais devem oferecer aos seus filhos uma alimentação saudável, respeitando sempre as principais refeições, criando uma rotina alimentar.

Alimentos que ajudam no crescimento – Leite, carne, ovos, grãos integrais, soja, frutas, verduras, legumes, aveia e verduras são exemplos de alimentos que podem compor a dieta das crianças.

Uma alimentação correta na infância pode evitar sérios problemas na fase adulta, garantindo qualidade de vida e prevenindo diversos tipos de doenças.


Fonte:

Deixe seu comentário