Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Cuidado

Queimaduras está entre as ocorrências mais registradas em Lucas do Rio Verde

As crianças são as principais vítimas de acidentes que acontecem dentro da própria casa.

Publicado em 07/10/2019 às 03:31
Atualizado em

Crianças estão entre as principais vítimas de queimaduras. (Foto: Reprodução/sp.gov.br)

Quem tem crianças em casa sabe que alguns segundos de descuido já é o suficiente para uma criança sofrer algum tipo de acidente seja por queda ou queimaduras. As queimaduras estão entre as ocorrências mais registradas em Lucas do Rio Verde que envolve crianças e adultos. São diversos locais propícios, como: uma panela quente em cima do fogão, um ferro de passar roupa, um forno aberto, água muito quente, uma tomada danificada, entre tantos outros lugares perigosos dentro da própria casa.

Em caso de acidentes com as queimaduras, é importante saber o que exatamente fazer, quais as atitudes corretas devem ser tomadas para não piorar a situação de dor. Neste caso os primeiros socorros são extremamente importantes, principalmente para aliviar a dor.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militares de Lucas do Rio Verde, a primeira ação é colocar a região afetada em água corrente e fria. “ A queimadura é uma lesão que ocorre na pele e que pode atingir camadas mais profundas. É orientado deixar uma água corrente na região da lesão por cerca de 10 a 20 minutos para que os sintomas sejam aliviados, após isso não usar nenhum tipo de produto pois pode agravar o caso, muitas pessoas passam pasta de dente, manteiga, pó de café entre outras receitas caseiras que não são indicadas. Dependendo do nível da queimadura é necessário uma avaliação médica , orientou o Tenente Corrêa.

As queimaduras de primeiro grau são as mais brandas. A pele queimada fica vermelha, ardida e muito dolorida. A de segundo grau tem como característica principal a formação da bolha. De terceiro grau, por sua vez, é a mais grave. É aquela em que a queimadura foi muito profunda, e extremamente dolorosa, lesionando a pele e expondo regiões mais internas.

  • Cicatrização: O tempo médio de cura de uma lesão de primeiro grau varia de três a quatro dias, a de segundo grau leva de duas semanas a um mês para sarar, e a de terceiro grau pode demorar até um ano de tratamento, com acompanhamento profissional.
  • Indicado: Em caso de queimaduras, coloque a área afetada embaixo da água fria corrente por pelo menos 20 minutos, até que amenize os sintomas. Em casos mais graves procure por orientação médica.
  • Não indicado: Não é indicado colocar produtos, como por exemplo, pasta de dente, óleos ou pomadas, em alguma situações a lesão pode ficar ainda maior e mais dolorida.


Fonte:

Deixe seu comentário