Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Cuide-se

Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde trabalha na prevenção contra o câncer

Mulheres são orientadas sobre os sinais e sintomas do câncer de mama e demais doenças.

Publicado em 18/10/2019 às 07:03
Atualizado em

Mulheres luverdenses são motivadas a se prevenir contra o câncer (Foto: Reprodução/Ascom Prefeitura de Lucas do Rio Verde)

Embora o mês de outubro concentre a maior parte das ações voltadas a saúde da mulher, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde recomenda que as atividades sejam continuadas ao longo do ano e que as mulheres estejam atentas aos sinais e sintomas do câncer de mama todos os meses.

"Em todas as Unidades de Saúde mulheres são orientadas a fazerem os exames de rotina, e isso incluiu os exames preventivos contra o câncer de mama e de colo do útero, além dos testes rápidos disponíveis para diagnóstico do HIV (o vírus causador da aids), e também para diagnostico da sífilis e das hepatites B e C. Então a partir do momento que esta paciente apresente qualquer alteração nos exames, uma equipe de profissionais qualificados está ali naquela unidade para dar esse apoio e iniciar os tratamentos”.

O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete mulheres representando, representando cerca de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

  • Sintomas: Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
  • Causa: Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos agentes estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento (quanto mais idade, maior o risco de ter a doença), histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
  • Prevenção: A prática de atividade física e de alimentação saudável, mantendo um peso corporal adequado. De acordo com o Ministério da Saúde cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Keli Paludo, supervisora da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde

Prevenção é Saúde!

É de extrema importância a população feminina 'estar alerta' a qualquer alteração suspeita nas mamas. Além de estarem atentas ao próprio corpo, mulheres de 50 a 69 anos devem fazer mamografia de rastreamento a cada dois anos. Nesse mês de outubro, a prevenção é sim intensificada, mas ao longo do ano inteiro, essa prevenção deve ser uma preocupação permanente".

Keli Paludo, supervisora da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde

Fonte:

Deixe seu comentário