Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Momento Saúde

Saúde alerta para ressurgimento do tipo 3 da dengue no Brasil

O primeiro caso, detectado em uma mulher de 34 anos, chamou a atenção por causa da intensidade dos sintomas clássicos da doença

Publicado em 07/12/2023 às 20:55

(Foto: Agência Brasil)

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado em maio deste ano, já mostrava o ressurgimento desse sorotipo e, na última semana, foram confirmados quatro casos na cidade de Votuporanga, no interior paulista. O primeiro caso, detectado em uma mulher de 34 anos, chamou a atenção por causa da intensidade dos sintomas clássicos da doença, como febre, vômito, dor e manchas vermelhas pelo corpo, além de sangramento nasal e pela urina.

A Secretaria de Estado da Saúde informou que não há registro deste tipo da doença em outros municípios do estado de São Paulo, nem óbitos. Em nota, o governo estadual disse que monitora o cenário epidemiológico com plano de contingência, que é feito todos os anos, independente da linhagem.

Risco de epidemia

De acordo com a Fiocruz, a dengue tem quatro sorotipos, e a infecção por um deles cria imunidade contra o mesmo sorotipo, mas o indivíduo pode contrair dengue se tiver contato com um sorotipo diferente. Como poucas pessoas contraíram o tipo 3, há risco de epidemia porque há baixa imunidade contra esse sorotipo.

Sintomas

Entre os sintomas de alerta da doença, estão: febre, manchas vermelhas pelo corpo, dor abdominal, vômito persistente, acompanhados também de sangramento na gengiva, no nariz ou na urina. Ao perceber qualquer sintoma, a pessoa deve procurar atendimento médico na unidade de saúde mais próxima. As formas de prevenção são as já conhecidas pela população: limpeza dos quintais para evitar água empoçada, que é criadouro do inseto, e receber os agentes de saúde para fazer a vistoria em possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Quais são os tipos de vírus da dengue?

Tipo 1 (DENV-1)

O vírus da dengue tipo 1 foi identificado pela primeira vez em 1981, em casos isolados em Roraima. Ele começou a circular por outras regiões do país a partir de 1986.

Tipo 2 (DENV-2)

O vírus da dengue tipo 2 foi identificado em 1990. Os tipos DENV-1 e DENV-2 têm predominado nos últimos 4 anos.

Tipo 3 (DENV-3) - O vírus da dengue do tipo 3 foi isolado em 2000 e se manteve como o sorotipo mais comum no país até 2016.

Tipo 4 (DENV-4) - O vírus da dengue tipo 4 foi identificado em casos isolados e restritos na Região Norte em 1981, porém, depois de 2010, ele passou a ser identificado em outras partes do Brasil.

Tipo 5 (DENV-5) - O vírus da dengue do tipo 5 surgiu, pela primeira vez, em 2007, na Malásia, no continente asiático. Até o momento, não foi identificado nenhum caso no Brasil.

Qual tipo de dengue é o mais grave?

Não é possível falar da gravidade do sorotipo só pelas manifestações clínicas. Afinal, qualquer um dos sorotipos do vírus da dengue pode causar infecções assintomáticas, leves, graves e óbitos.

Apesar disso, os dados mostram que os sorotipos 2 e 3 são considerados mais virulentos, pois se espalham com maior facilidade. 

Fonte:

Deixe seu comentário