Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

soropositivo

Lucas do Rio Verde registra mais de 200 casos de HIV no município

Ministério da Saúde estima que 135 mil pessoas vivem com a doença no Brasil, e não sabem.

Publicado em 03/12/2019 às 01:42
Atualizado em

Até dezembro de 2019, a previsão é distribuir 462 mi de preservativos masculinos, e 7,3 mi de preservativos femininos (Foto: Reprodução)

No período de 1980 e junho de 2019, foram detectados 966.058 casos de Aids no Brasil, um número considerado alarmante pelo Ministério da Saúde. Outra informação importante divulgada recentemente estima que 135 mil pessoas vivem com HIV no Brasil e não sabem.

Em Lucas do Rio Verde, mais de 200 pessoas foram diagnosticadas com a doença, onde a faixa etária contaminada é de 16 a 70 anos de idade.

Ao Portal da Cidade, a supervisora de vigilância em saúde do município, Keli Paulo, destacou que "há um elevado número de novos casos sendo registrados em todo o país, portanto, vale reforçar que todo o cuidado é pouco, pois mesmo que tenhamos avançado muito no tratamento da Aids na última década, o soropositivo ainda sofre muito com a doença, tanto no sentido biológico quanto no que diz respeito à discriminação da sociedade. A prevenção ainda é a melhor medida a ser tomada”.

A Secretaria de Saúde informa que todas as Unidades Básicas de Saúde disponibilizam os testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior à 30 minutos. Caso o teste apresente alguma alteração, o paciente é acolhido pela pela unidade para iniciar o tratamento.

Sintomas
Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática, até evoluir para AIDS. Os sintomas incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes. 

Prevenção
Para se prevenir, use corretamente a camisinha em todas as relações sexuais e apenas agulhas e seringas descartáveis. Para evitar que a doença passe da mãe para o filho, todas as gestantes devem fazer o teste rápido de HIV, se o resultado for positivo, ela deve começar o pré-natal o mais cedo possível.

Fonte:

Deixe seu comentário