Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Saúde realiza ações na Semana da Valorização da Pessoa com Deficiência

Na programação estão diversas atividades, como rodas de conversa, palestras e uma live sobre empregabilidade

Publicado em 16/09/2022 às 17:52

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizam, de 19 a 23 de setembro, a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência com o tema “Mobilizar para Incluir”.

O objetivo da semana é conscientizar a sociedade para a aplicação e efetivação dos direitos de um grande número de pessoas ainda tratadas com preconceito e marginalizadas, principalmente no mercado de trabalho.

Diversas ações estão no cronograma (abaixo), como rodas de conversa, atividades esportivas, palestras e balcão de empregos no Cras para PcD.

Entre as atividades, está a manhã inclusiva com esportes para PcD, oferecida pela Secretaria de Esporte e Lazer. A ação será realizada na sexta-feira (23), às 7h30, na Escola Olavo Bilac, para crianças e adolescentes PcDs com idade de 8 a 16 anos.

A Secretaria de Saúde também realizará durante a semana um bate-papo sobre os direitos das Pessoas com Deficiência (PcD) nas salas de espera de cada PSFs.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), Weylla de Souza, a participação da sociedade nos eventos é de fundamental importância para enriquecer o debate e encontrar caminhos que ajudem a valorizar e empoderar as pessoas com deficiência.

“A sociedade precisa refletir sobre a importância da inclusão social, sobre a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e sobre o seu empoderamento perante a realização de atividades simples, como fazer compras, estudar, criar seus filhos e praticar esportes, por exemplo. E as atividades desta semana foram programadas com este objetivo”, explica Weylla.

PROGRAMAÇÃO

20/09 - Roda de Conversa na CDL – 19h30

Live com o tema: “Empregabilidade de Pessoas com Deficiência em Lucas do Rio Verde e mercado de trabalho local” – transmissão pelo Facebook da Prefeitura: www.facebook.com/prefeituradelucasdorioverde

21/09 - Roda de Conversa com famílias PcD, no PAIF 1 e PAIF 2 no Cras

Tema: “Condições dos usuários PcD em Lucas do Rio Verde”

21 e 22/09 - Palestras nos Grupos Comunidade Ativa e Comunidade Unida, com a equipe Volante - Cras

Tema: “PcD ao Acesso a benefícios, programas e serviços”

22/09 - Balcão de Empregos - vagas aos PcD e orientações, no Sine

23/09 - Roda de conversa com Alessandro Menegazzo, 8h, na 21ª Subseção OAB

Tema: “Dúvidas do Processo Administrativo para PcD no INSS”

23/09 - Momento especial para mulheres especiais, a partir das 13h, na Apae, com atividades esportivas

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - 21/09

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.O preconceito e a inacessibilidade pública são responsáveis por dificultar a vida dos deficientes e, como pontos centrais, também precisam ser debatidos na data.

As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate propostas de transformações sociais em prol dos portadores de deficiência há mais de 40 anos.

Pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário