Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Saúde realiza novo encontro do Projeto Cuidando do Cuidador

As ações voltadas aos servidores serão realizadas aos sábados

Publicado em 15/07/2022 às 10:30
Atualizado em

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, com o objetivo de desenvolver ações de valorização, bem-estar e satisfação no trabalho, dará início, neste sábado (16), ao cronograma de atividades deste ano do Projeto Cuidando do Cuidador, com todos os servidores da saúde municipal. As atividades acontecerão no Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia Dom Aquino Correia, das 7h às 11h.

O projeto será realizado todos os sábados, com fim previsto para o dia 15 de outubro de 2022. A ação promoverá incentivos de autocuidado com os cuidadores dos pacientes domiciliados, motivará um espaço de acolhimento e estimulará uma narrativa de trocas de experiências entre os cuidadores.

Os encontros com os profissionais de saúde contarão com muitas dinâmicas, ressaltando a importância do autocuidado com a saúde dos trabalhadores, além da realização de práticas interativas e orientações sobre o cuidado com a saúde.

De acordo com a psicóloga e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Daiane Silva, os aspectos do adoecimento não se restringem a apenas um ambiente. “Tais situações impactam todas as áreas do sujeito, como trabalho, família, relacionamentos interpessoais, etc. Alguns comportamentos, como atividades físicas, lazer e prática de meditação podem influenciar na qualidade de vida e saúde mental”, explica.

A coordenadora de Atenção Básica, Glaucia Accordi, destaca a necessidade das equipes terem a oportunidade de serem cuidadas e ouvidas com atenção. “A oportunidade é também uma maneira de agradecer pelo empenho, amor, cuidado e de ratificarmos o quanto a gente se preocupa com o bem-estar e com o processo de qualificação profissional deles. Esse é um momento muito especial para fazer com que cada um refresque a sua mente e se enxergue enquanto um profissional, mas, acima de tudo, enquanto um ser humano ”, explica a coordenadora.

Ao todo, são 56 profissionais de saúde que se inscreveram para o projeto que ofertará três modalidades de atendimento, sendo elas: hidroginástica, yoga e pilates. No local também haverá espaço de escuta e orientação sobre temas de saúde mental. As atividades serão conduzidas por fisioterapeutas e psicólogos. Essa proposta foi pensada para possibilitar o autocuidado, a prevenção, a reabilitação de doenças e diminuição do sofrimento mental dos profissionais.

 

Fonte:

Deixe seu comentário