Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde

Sem doses suficientes, município está sem data para uma nova convocação

Devido à nova variante do coronavírus, Estado segue prioridade nacional enviando a maior parte de primeiras doses para municípios em área de maior risco

Publicado em 02/08/2021 às 21:25
Atualizado em

(Foto: Ascom Prefeitura)

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa os munícipes que, de acordo com as resoluções recebidas recentemente pelo Governo do Estado de Mato Grosso, as doses destinadas ao município para esta semana são insuficientes para convocar uma nova faixa etária para vacinação de primeira dose.

O Governo intensificou a imunização dos moradores de cidades nas fronteiras a fim de evitar a disseminação de variantes do coronavírus, especialmente a variante Delta. O Estado segue a prioridade nacional enviando a maior parte de primeiras doses para municípios em área de maior risco de transmissão e contágio do vírus.

O Ministério da Saúde, em depoimento do ministro Marcelo Queiroga, no dia 20 de julho, informa que Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Santa Catarina receberão doses extras de vacinas contra a Covid-19 para acelerar imunização de cidades fronteiriças.

O objetivo é avançar na vacinação nessas localidades para criar uma espécie de cordão sanitário. “O trânsito dos cidadãos de países vizinhos pode trazer e levar doenças. Por isso, o controle sanitário é necessário para que consigamos ter uma promoção em saúde em padrões que desejamos para o Brasil e para os nossos irmãos da América do Sul”, afirmou o ministro.

A mesma estratégia também tem sido adotada pelo Governo do Estado de Mato Grosso. De acordo com a Resolução CIB/MT Ad Referendum nº 75, de 23 de julho de 2021,

“São considerados municípios de fronteira 'a faixa de até cento e cinquenta quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres', conforme a Constituição Federal, art. 20, parágrafo 2º e parâmetros da Lei nº 6.634, de 02/05/1979, identificados pelo IBGE”.

Devido a essa ação, os municípios localizados na região central e norte do Estado, até segunda ordem, passarão a receber menos doses destinadas à primeira dose. É o caso de Lucas do Rio Verde.

No site do Governo Federal, da Justiça e Segurança Pública, é possível encontrar a lista completa de todos os municípios classificados como faixa de fronteira no Brasil. Em Mato Grosso, entram na lista: Araputanga, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista d'Oeste, Curvelândia, Figueirópolis d'Oeste, Glória d'Oeste, Indiavai, Jauru, Lambari d'Oeste, Mirassol d'Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Nova Lacerda, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Tangará da Serra, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Fora da linha de fronteira, Lucas do Rio Verde segue, então, aplicando as vacinas de segunda dose e aguardando o recebimento de nova remessa com vacinas suficientes para continuar diminuindo a faixa etária. Com as remessas de primeira dose que vieram esta semana, o Município convoca para uma repescagem, as pessoas com 35 anos completos ou mais que não compareceram a nenhuma das convocações realizadas anteriormente.

Em “Transparência”, você pode acompanhar todo o processo de recebimento e destinação de doses do município pelos documentos oficiais do Ministério da Saúde e Governo do Estado de Mato Grosso. No “Vacinômetro”, todas as doses já aplicadas e à quais públicos foram destinados. Demais informações sobre o panorama atual da vacinação contra a Covid-19 em Lucas do Rio Verde, clique em https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/coronavirus

Fonte:

Deixe seu comentário