Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Informativo

Secretaria fala sobre suposto surto de gripe em Lucas do Rio Verde

Entre as informações que circulam, está a suspeita da influenza H3N2 considerada uma das mais graves

Publicado em 23/12/2021 às 16:15
Atualizado em

(Foto: Agência Best Place)

Os sintomas mais comuns incluem febre, dores de cabeça, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza e fadiga. Nos últimos dias, o números de pessoas com sintomas gripais aumentou em todo país, inclusive, no estado de Mato Grosso que além de registrar casos do vírus influenza H1N1, também confirmou a circulação da H3N2, que possui sintomas mais intensos.

Se já não bastasse a preocupação com a Covid-19 e a nova variante Ômicron, a população agora sofre com a circulação da gripe influenza, que em comparação com o coronavírus, possui sintomas semelhantes, sendo detectado já nos primeiros dias de infecção.

Casos de H3N2 

O vírus influenza A (H3N2) tem uma grande capacidade de mutação na glicoproteína da hemaglutinina. Conforme os estudos, essa transformação dificulta a eficiência da vacina e prejudica a defesa do nosso corpo, por isso, mesmo quem se vacinou contra a gripe poderá sofrer com sintomas graves.

Suposto surto em Lucas do Rio Verde

Nos últimos dias, buscas por atendimentos em unidades de saúde registrou aumento considerado no município de Lucas do Rio Verde.

Visando orientar a população, na manhã desta quinta-feira (23), a secretária Fernanda Ventura, da Secretaria Municipal de Saúde, falou sobre o assunto.

(Foto por: Ascom/Prefeitura)

"Percebemos um aumento significativo no PAM (Pronto Atendimento Municipal) e em todas unidades de saúde municipal de pessoas com sintomas gripais, o que levou a secretaria atuar com a capacidade máxima de profissionais para atender a demanda. 

Atendimento

Durante a entrevista, Fernanda pontuou sobre o tempo de espera que os pacientes enfrentam nas unidades.

"Devido ao aumento dos sintomas, automaticamente aumenta-se também o número de pessoas buscando atendimento médico, e isso implica na agilidade dos profissionais. Quanto mais atendimentos, maior é o tempo de espera".

Ainda de acordo com a pasta, o maior medo da população é sobre os sintomas que são parecidos com o da Covid, isso acaba gerando desespero nas filas de atendimento. 

"Todos os PSF's estão aptos a atender a população, inclusive, todos já estão realizando testes da Covid-19, caso seja necessário. É importante salientar que o vírus que circula nos últimos dias, e que fez muitos adoecerem, não é Covid, e sim, uma gripe forte. Por isso, orientamos a população para manter a calma e prosseguir com os cuidados básicos quando apresentarem os sintomas gripais, que são:

-Tomar bastante água para se manter hidratado

-Evitar se aglomerar em locais fechados 

-Continuar com o uso da máscara, que além de proteger contra a Covid, também barra outros tipos de vírus

- Caso precise de atendimento médico, procurar uma unidade de saúde que é o PSF do bairro, onde receberá todo suporte necessário.

Alerta

O vírus que está circulando nos últimos meses já é conhecido, mas começou a circular com mais intensidade em vários estados. Diante do cenário atual de casos confirmados de H3N2, é importante se manter atento.

Vacina contra a gripe

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos.

O Instituto Butantan, maior produtor de vacinas para a gripe do Hemisfério Sul, ressalta que uma nova vacina contra a variante do vírus influenza H3N2, a Darwin, deve chegar ao Brasil no início de 2022.




Fonte:

Deixe seu comentário