Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

UTI EM RISCO

Única UTI de Lucas do Rio Verde corre risco de fechar no final do mês

Empresa que administra Unidade foi citada em operação da Delegacia de Fazenda do Estado e alega estar sem recursos

Publicado em 20/01/2019 às 01:46
Atualizado em

Proclin, empresa que presta serviços à UTI do Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde, declarou que encerrará suas atividades no final de janeiro (Foto: Reprodução)

A UTI - Unidade de Terapia Intensiva – do Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde, corre o risco de ter suas atividades suspensas por tempo indeterminado a partir do início do próximo mês. O sinal de alerta foi aceso após a Proclin, empresa que faz parte do Grupo Porx e que presta serviços ao HSL, emitir nota informando que encerrará suas atividades em Mato Grosso no final de janeiro.

O comunicado informa que a empresa, embora mantenha contratos vigentes com unidades de saúde em diversos municípios, além de Cuiabá, não terá recursos para custear suas atividades. O argumento usa a falta de repasse de recursos da Secretaria Estadual de Saúde como principal motivo para a falta de fluxo.

Além disso, a Prox foi citada nos autos da Operação Sangria, que apura crimes de fraude em licitações e contratos superfaturados junto à Prefeitura de Cuiabá em favor de Huark Douglas, ex-secretário de Saúde da Capital, e outras pessoas ligadas a ele.

POSSÍVEL SOLUÇÃO - Em entrevista exclusiva concedida ao Portal da Cidade na última sexta-feira (18), o secretário municipal de Saúde, Dr. Rafael Bespalez, comentou que o Poder Público e a direção da Fundação Luverdense de Saúde estão em contato com o Governo do Estado para encontrar uma solução para o caso e evitar que os serviços à população sejam afetados.

“Já estamos nos movendo para resolver o problema e temos conversado sobre algumas soluções emergenciais, até que tudo se resolva. Uma possibilidade é a Secretaria Estadual de Saúde custear os serviços e o próprio HSL prestar os serviços hoje nas mãos da Proclin. Acredito que até o final do mês tenhamos uma resposta positiva para oferecer”, respondeu.

Uma reunião da direção do Hospital São Lucas e representantes do Governo de Mato Grosso foi marcada para a esta semana e as esperanças do secretário são de que uma solução seja encaminhada.

Fonte:

Deixe seu comentário