Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

contra a raiva

Vacina antirrábica está disponível até sexta-feira (14)

Cerca de 300 doses de vacina ainda estão disponíveis na Vigilância Sanitária.

Publicado em 11/09/2018 às 04:46

A vacina é a única forma de prevenir a raiva (Foto: Reprodução/Ascom Prefeitura de ITU)

Neste mês de setembro foi realizada a Campanha de Vacinação Antirrábica em Lucas do Rio Verde. Pouco mais de 11 mil animais, entre cachorros e gatos foram imunizados. De acordo com a previsão da Vigilância Sanitária, além das doses para imunizar os animais das entidades Alpatas e Ampara, cerca de 300 doses de vacina ainda estão disponíveis.

Quem perdeu o prazo da campanha, ainda tem a oportunidade de imunizar cães e gatos. Para isso, é preciso levar os animais até sexta-feira (14) na Vigilância Sanitária. 

A Vigilância está localizada na rotatória da Avenida Mato Grosso, atrás da Igreja Rosa Mística, e o horário de funcionamento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Todos os gatos e cachorros com mais de 90 dias de nascimento devem ser imunizados, exceto gestantes, lactantes e animais doentes.

A raiva
A raiva é uma doença infecciosa e que afeta os mamíferos, incluindo o homem. A doença é causada por um vírus e multiplica primeiro nos nervos periféricos, depois no sistema nervoso central e glândulas salivares, onde se multiplica e propaga.

A transmissão ocorre através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Os sintomas podem demorar a aparecer, devido ao período de incubação do vírus.

As principais características nos animais são “tiques” como se estivessem mordendo o ar, em cães, o latido fica diferente, como se o animal estivesse rouco e salivação abundante. No homem, um dos sintomas é a mudança brusca de comportamento (inquietação, andar sem rumo, agressividade e isolamento). A vacina é a única forma de prevenir a doença.

“Todos os anos realizamos essa campanha como forma de se precaver quanto a doença, orientamos que os animais acima de 3 meses e que estejam saudáveis sejam vacinados”, explicou o médico veterinário do município, Cléber Fernando.

Fonte:

Deixe seu comentário