Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Rede Pública

Vacina contra meningite está disponível nos PSFs, pentavalente continua em falta

O município recebeu 765 doses da pentavalente que já foram administradas. Ministério da Saúde não divulgou quando será normalizada a reposição.

Publicado em 17/02/2020 às 06:46
Atualizado em

O Brasil vem comprando a vacina por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), pois não existe laboratório produtor no país. (Foto: Reprodução)

A vacina Meningo C, que protege contra a meningite, está disponível em todos os PSF´s de Lucas do Rio Verde. Desde 2018, o Governo Federal registrou atrasos na reposição da vacina, que faz parte do calendário de vacinação.

De acordo com coordenadora da Central de Vacinas, Márcia Trentin, ao contrário de outros municípios, Lucas do Rio Verde não registrou escassez da vacina contra a meningite, apenas uma demora na entrega das doses nos últimos dois anos.

"A Meningo C já está regularizado a distribuição desde ano passado. Estamos com dificuldade apenas com a vacina da pentavalente, que garante proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B.  As demais recebemos as doses suficiente para a demanda", explica a coordenadora.

A Central de Vacinas também informa que até o momento "não há nenhum posicionamento oficial do Ministério da Saúde sobre a reposição e normalização da distribuição da pentavalente". E que "todas as doses que vieram dia 21 de janeiro  já foram administradas".

"Os agentes comunitários de saúde avisam as suas áreas sobre a chegada das vacinas. As equipes também possuem o controle dos atrasos e ligam para os pacientes, por isso é importante manter o cadastro atualizado e a caderneta de vacinação em dia", concluiu a coordenadora Márcia Trentin.


Fonte:

Deixe seu comentário