Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Preocupante!

Vacinas recebidas são insuficientes para demanda em Lucas do Rio Verde

Quantidade de doses recebidas pelo Governo do Estado não é suficiente para suprir a demanda de cada faixa etária dos grupos prioritários

Publicado em 02/05/2021 às 23:16
Atualizado em

(Foto: Ascom Prefeitura)

Numa recente informação publicada pela Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, "a aquisição e envio de vacinas contra a Covid-19 é de responsabilidade do Governo Federal. O recebimento, separação e distribuição das doses é de incumbência do Governo do Estado. Cabe então, a cada município, fazer a administração, estoque e aplicação das doses, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização e Imunização".

Cada nova remessa de vacinas é liberada por meio de resoluções periódicas, que informam a quantidade e a porcentagem da destinação para cada público-alvo.

Ao distribuir as doses para Lucas do Rio Verde, o Governo do Estado considera uma estimativa populacional, estabelecida pelo Ministério da Saúde, que não corresponde à realidade, já que o município luverdense possui quantitativo maior de idosos do que vacinas recebidas para cada público.

Essa situação é de conhecimento público e está amparada pelas resoluções do Ministério da Saúde que informa que o município cuja a população do público-alvo da vacinação não corresponda à estimativa populacional e, consequentemente, as doses enviadas pelo mesmo também não correspondam, deverão concluir a vacinação deste público primeiro para depois iniciar o próximo, Informou a postagem.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o envio das doses ocorre de maneira fracionada, assim para convocar uma nova faixa etária é necessário o recebimento de mais de uma remessa para vacinar todas as pessoas com a mesma idade. No município é feito um levantamento de dados antes da divulgação das idades que receberão a vacina com a remessa recebida, que é fundamental para garantia de primeira e segunda dose do público real da faixa etária convocada.

Ou seja, a Secretaria Municipal de Saúde não pode seguir para uma idade inferior de imunização enquanto não receber o quantitativo suficiente de doses para atender a demanda luverdense em cada faixa etária.

Considerando o levantamento real de dados do município, haverá uma quantidade maior de imunizados conforme a faixa etária decresce, o que certamente evoluirá para uma demora ainda maior no avanço do próximo público convocado. Diante disso, a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que já notificou o Ministério da Saúde e solicitou o envio de doses excedentes para suprir a demanda não estimada da população.

Quanto ao recebimento de doses extras, a Prefeitura informa que, até então, recebeu apenas as doses estimadas nas prévias portarias oficiais.

As resoluções são emitidas pela Comissão Intergestora Bipartite do Estado de Mato Grosso (CIB/MT), composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e seguem o Plano Nacional de Imunização e de Operacionalização do Ministério da Saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário