Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

CORONAVÍRUS

Vereador sugere mais uma unidade de atendimento aos pacientes com suspeita

A sugestão foi apresentada ao Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. O objetivo é desafogar o atendimento no PAM

Publicado em 17/06/2020 às 22:27

Ideia é fazer do Pronto Atendimento Municipal (PAM), referência no atendimento aos pacientes suspeitos e abrir mais uma unidade sentinela nos bairros mais distantes do Centro (Foto: Divulgação/Tars)

O vereador Dr. Wagner Godoy (DEM) sugeriu ao Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, a criação de mais uma unidade de atendimento aos pacientes com suspeita da Covid-19.

A sugestão foi apresentada nesta terça-feira (16), durante a reunião do grupo, que é composto pelo prefeito Luiz Binotti e outros representantes do Executivo, Legislativo, Judiciário e entidades. 

Segundo o vereador, a ideia é fazer do Pronto Atendimento Municipal (PAM), referência no atendimento aos pacientes suspeitos e abrir mais uma unidade sentinela nos bairros mais distantes do Centro. 

Esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que o PSF XVI, localizado no Bairro Cidade Nova, terá o atendimento voltado aos pacientes suspeitos do novo coronavírus. 

O vereador visitou o PAM e a unidade de saúde XVI, na manhã desta quarta-feira (17) e conversou com os servidores sobre o trabalho e o que pode ser melhorado no atendimento. 

"Com mais uma unidade destinada aos pacientes com suspeita, nós vamos reduzir o fluxo de pessoas no PAM e conseguir ofertar a população um atendimento mais rápido e eficaz." 

Com o Pronto Atendimento destinado ao novo coronavírus, os casos de urgência e emergência seriam destinados ao Hospital São Lucas, que já possui contrato com o município para o atendimento a população. 

Outra sugestão apresentada pelo vereador, é quanto ao protocolo de atendimento aos pacientes. Segundo ele, é preciso estabelecer um protocolo de tratamento pré-hospitalar e hospitalar para a Covid-19. 

"É preciso estabelecer um consenso entre os profissionais, a fim de unificar as informações e procedimentos para o tratamento do novo coronavírus, desde os pacientes suspeitos, com a realização de exames, até aqueles com sintomas mais graves." 

Godoy também cobrou o prefeito sobre a necessidade de valorizar os profissionais de saúde, que estão atuando na linha de frente do combate ao vírus. 

De acordo com ele, a Câmara de Vereadores tem aprovado os projetos necessários e participado das discussões a fim de contribuir com o trabalho do Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. 

"Estamos acompanhando o trabalho, ouvindo os profissionais da saúde e usuários, com a intenção de buscar soluções para evitar que mais pessoas se contaminem e possam perder a vida, em decorrência do vírus."

Fonte:

Deixe seu comentário