Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Cuidado

Vertigem, vômito e tontura? Pode ser labirintite

As áreas do ouvido interno ficam inflamadas e irritadas, fazendo os nervos do vestíbulo enviarem sinais incorretos ao cérebro.

Publicado em 03/09/2019 às 02:06
Atualizado em

As áreas do ouvido interno ficam inflamadas e irritadas, fazendo os nervos do vestíbulo enviarem sinais incorretos ao cérebro. (Foto: Reprodução: viversaude.com)

A fase aguda da doença surge de repente, sem avisos, e costuma durar de minutos ou horas a dias, dependendo da intensidade da crise. Quando desencadeada por gripe ou resfriado, os sintomas da labirintite geralmente demoram cerca de uma a duas semanas para aparecer.

De acordo com o médico Hélio Gonçalves da Silva,  a labirintite é uma doença do ouvido que afeta o labirinto e suas estruturas responsáveis pela audição.

“As áreas do ouvido interno ficam inflamadas e irritadas, fazendo os nervos do vestíbulo enviarem sinais incorretos ao cérebro como se o corpo estivesse se movendo, causando uma confusão entre os sinais recebidos pelo cérebro e, consequentemente, a perda das noções de equilíbrio. Podemos dividir as causas da labirintite em três processo: a viral, quando oriundas de infecções por vírus na boca, nariz e vias aéreas , a bacteriana, invasação de uma bactéria no labirinto, muitas vezes ligada à meningite e a emocional, causada pelo estresse”

Diagnóstico de Labirintite
O médico poderá fazer o diagnóstico a partir de algumas simples perguntas a respeito dos seus sintomas. Muitas vezes, um exame de ouvido pode acabar não detectando nenhum problema. Por isso, o especialista poderá realizar um exame físico e neurológico completo para diagnosticar a labirintite.

“Geralmente, isso basta para o diagnóstico. Mas pode acontecer de ainda haver suspeitas de que outras doenças estejam causando os sintomas, então, em algumas situações o caso deve ser explorado até que se chegue a um diagnóstico preciso do problema”

Medicamentos para Labirintite 

“Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e nunca se automedique”


O que fazer durante uma crise de labirintite?
“A visão é um dos componentes do equilíbrio e pode auxiliar a reduzir a intensidade da crise. Procure um serviço médico e evite situações que possam colocá-lo em risco, como dirigir veículo ou andar sozinho. Deite e descanse quando os sintomas se manifestarem, evite mudanças de posição repentinas. Não leia durante a crise, evite luzes fortes”

Como prevenir?
“Algumas atitudes poderão evitar o problema, por isso evite ingerir bebidas alcóolicas, não fume, controle os níveis de colesterol, triglicérides e a glicemia. Pratique exercícios físicos, se alimente a cada três horas, beba bastante líquidos, evite beber café e bebidas gaseificadas. E por fim, procure não sofrer com ansiedade e o estresse. Em caso de dúvidas, procure uma unidade de saúde” concluiu.


Fonte:

Deixe seu comentário