Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

meio ambiente

Centro de Triagem de Animais Silvestres em Lucas do Rio Verde entra na 2ª etapa

A construção do Cetas segue o cronograma e 2ª etapa é iniciada nesta semana.

Publicado em 10/10/2018 às 07:01

Obra de construção do Cetas (Foto: Reprodução/Ascom Prefeitura)

Nesta semana começa a segunda etapa da construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que terá 0,5 hectare de área aberta e 0,5 hectare de mata. O terreno foi doado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e recebe o acompanhamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O secretário da psata, Marcio Albieri, destacou a importância do Cetas para todo o médio-norte do estado, já que será primeiro centro especializado de Mato Grosso.

“Estamos entrando na segunda etapa da obra, e ela está seguindo o cronograma. É importante destacarmos a demanda que existe da fauna da nossa região e quanto ela que precisa ser cuidada, pois temos índices altíssimos de animais atropelados ou traficados e o Cetas colaborará com a prevenção e cuidado desses animais de toda a nossa região, temos uma área de preservação ambiental, que ajudará na recuperação e retorno dos animais ao seu habitat natural”, disse o secretário.

A obra é uma parceria entre o Governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), prefeitura, Ministério Público (MPE) e a ONG Amibem.

O Cetas contará com três ambientes, sendo um prédio de produção de alimentos para animais, com área aproximada de 40m², um prédio administrativo com área aproximada de 91m² e um prédio para o ambulatório, com área de aproximadamente de 48m². Além disso, o Centro terá uma casa para caseiro, com aproximadamente 50m², com sanitários individuais. A obra conta com investimentos de R$ 475.579,66, repassados pela Sema.

O Centro Especializado atenderá animais silvestres vítimas de atropelamentos em rodovias e tráfico. O Cetas também realizará pesquisas científicas e fornecerá educação ambiental à crianças e jovens.

Fonte:

Deixe seu comentário