Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

turismo

Espaços públicos são convite ao lazer em Lucas do Rio Verde

Parques, praças e passeios se tornam atrativos para população que gosta de vida ao ar livre e contato com a natureza.

Publicado em 09/09/2018 às 02:55
Atualizado em

Lago Ernani José Machado, Lucas do Rio Verde (Foto: Portal da Cidade) (Foto: Portal da Cidade)

Lucas do Rio Verde se notabilizou, desde que os primeiros colonizadores chegaram para se instalar, pela exuberância de suas matas e pela água dos rios que cortam a região. Talvez, por isso, os cidadãos valorizem tanto os espaços públicos oferecidos e mantidos pelo município como opção de lazer e vida saudável aos moradores e visitantes da cidade.

Para saber a opinião das pessoas que visitam e usam estes locais, o Portal da Cidade saiu às ruas e entrevistou famílias e praticantes de esportes para saber da opinião de cada um sobre os espaços oferecidos e suas sugestões para melhorias.

Parque dos Buritis
Criado por iniciativa do primeiro prefeito de Lucas do Rio Verde, Werner Haroldo Kothrade, o parque destinava-se orginalmente a preservar a mata ciliar do córrego Lucas, que corta o perímetro urbano da cidade ao meio.

Recentemente, o prefeito Kothrade, em entrevista exclusiva concedida ao jornalismo do Portal da Cidade, comentou que “ainda quando poucas pessoas falavam em proteção ambiental e preservação, nós resolvemos criar esse parque [...] achávamos importante termos um espaço onde houvesse preservação do meio-ambiente da forma com que o encontramos aqui, para que as gerações futuras soubessem como era [...] alguns foram contra, dizendo que aquilo deveria ser derrubado e loteado, mas a História mostrou que estávamos certos”.

Hoje o Parque dos Buritis abriga as sedes da Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer e do grupo de escoteiros Calangos no 26, equipamentos de arborismo, passeio e um circuito para praticantes de mountain bike com aproximadamente 3,4 quilômetros de extensão.

Visitantes frequentes do parque, Marcelo Ackermann e Lucas Renan comentam que a trilha para prática de mountain bike é um excelente espaço para quem quer fugir do asfalto, praticar esportes ao ar livre e ter contato com a natureza.

Marcelo Ackermann e Lucas Renan (Foto: Portal da Cidade)

“Mesmo nos dias mais quentes encontramos sombra aqui, a trilha nos proporciona contato com a natureza, ar puro e oferece uma vida mais saudável. Eu frequento este espaço há quase seis anos e posso afirmar que é muito mais segura pedalar aqui do que nas avenidas e nas rodovias”, comenta Ackermann.

Lucas Renan, parceiro de pedaladas de Marcelo, concorda e sugere outro espaço para a prática da modalidade desportiva. Em sua opinião, “há outro local, tão bom quanto este, situado no bairro Jaime Seiti Fuji, que poderia com muita facilidade ser uma segunda opção para nossos ciclistas. Este é um esporte que vem ganhando força dentro de Mato Grosso e em especial aqui em Lucas do Rio Verde [...] então, sugeriria ao Poder Público que nos ajudasse a abrir mais este espaço”.

Lago Ernani José Machado
Frequentado por famílias, grupos e turistas, o lago conta com uma orla arborizada, espaço para piquenique, peixes, pedalinhos e passeios para caminhada. Lá o Portal da Cidade encontrou o operador de máquinas Giovani Marques do Santos, paraense de Tucuruí, comenta que utiliza muito os espaços públicos da cidade, mas prefere o lago porque ele “tem uma excelente infraestrutura, atrai muitas pessoas, tem os pedalinhos, é um espaço familiar e serve para escapar da rotina estressante do trabalho. Recomendo a todos que moram em Lucas do Rio Verde a aos nossos visitantes”.

Giovani Marques do Santos e esposa (Foto: Portal da Cidade)

Praça do Paço Municipal
A praça é palco do já tradicional Domingo no Paço, onde se apresentam artistas locais e as pessoas podem praticar diversas atividades, desde a roda de chimarrão até esportes como vôlei, corrida e ciclismo.

Brincando no gramado encontramos o pequeno Pedro Henrique Falabretti, de sete anos de idade, com sua família. Ele nos concedeu entrevista e disse que gosta muito de vir com seus pais e sua irmã para aproveitar o fim de tarde no local.

“Aqui é bom! Tem muito espaço, é muito divertido, muito melhor do que ficar em casa só assistindo televisão. Eu peço para meus pais me levarem também na praça do bairro Bandeirantes porque lá tem outras crianças e sempre dá para brincar”, afirma, animado, o pequeno Pedro, enquanto se posiciona para ser fotografado ao lado de sua família.

Pedro Henrique Falabretti e família (Foto: Portal da Cidade)

Benefícios de atividades físicas ao ar livre
Segundo artigo publicado na revista Social Science & Medicine, da Escócia, recente pesquisa feita entre pessoas que praticavam algum tipo de atividade física ao ar livre, liberavam mais endorfina no corpo do que aquelas que praticavam exercícios físicos apenas em academias. Em outras palavras, os médicos responsáveis pelo estudo constataram que quem sai de casa para ir a parques ou passeios públicos para caminhar diminui as chances de desenvolver doenças como depressão ou ansiedade.

Outro benefício, dizem os especialistas, é que quem faz exercícios ao ar livre queima 5% mais calorias do que aqueles que se exercitam apenas usando atividades in door, ou seja, em academias ou dentro de casa.


Pedalinhos, Lago Ernani José Machado (Foto: Portal da Cidade)

Por fim, cientistas da Universidade Estadual de Illinois, nos Estados Unidos, mediram o nível de concentração de crianças levadas a brincar em lugares ao ar livre e outras criança de mesma idade, habitualmente criadas apenas em ambientes fechados. O resultado foi que até mesmo aquelas que sofriam com algum grau de hiperatividade ou déficit de atenção tiveram considerável regressão em seus quadros. 

Fonte:

Deixe seu comentário