Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

lazer em lucas

Mateada em Lucas do Rio Verde reúne 1,8 mil pessoas no final da tarde

Evento tem como finalidade aproximar pessoas e famílias que moram no bairro e celebrar tradições.

Publicado em 11/09/2018 às 05:46

Mateada no Bandeirantes reuniu cerca de 1,8 mil pessoas (Foto: Portal da Cidade)

Pelo segundo ano consecutivo os moradores do Bairro Bandeirantes, em Lucas do Rio Verde, se reuniram na tarde de domingo (09) para celebrar uma das maiores tradições da região centro-sul do Brasil: a mateada. Segundo os organizadores do evento participaram 1,8 mil pessoas, já cálculos preliminares da Polícia Militar indica aproximadamente 1,5 mil participantes.

Evento aconteceu na tarde de ontem (09) em Lucas do Rio Verde (Foto: Portal da Cidade)

Munidos de erva mate, cuias, bombas, toalhas, pipoca, pé-de-moleque, paçoca e outras coisas boas, as famílias tomara a praça do bairro para a confraternização organizada pela Associação de Moradores do Bairro Bandeirantes (AMBA) e patrocinada por uma loja especializada em material para tereré e chimarrão da vizinhança.

Segundo o presidente da AMBA, Gilberto Geremia, “a ideia surgiu em 2017 e já faz parte do calendário oficial de eventos da associação. A proposta é unir as famílias e a vizinhança através de uma atividade sadia, ao ar livre, usando como argamassa o tradicionalismo gaúcho, que é a base cultural da maioria das pessoas daqui”.

A AMBA não estabelece um dia específico para a realização do encontro, mas dois critérios foram adotados, comenta Gilberto: “propusemos fazer a mateada sempre próximo às comemorações da Semana Farroupilha e em dias em que não haja risco de chuva, tendo em vista que nossa festa acontece ao ar livre”.

Vindo de Nova Mutum e há dois anos e meio residindo em Lucas do Rio Verde e trabalhando no ramo de transportes, o erexinense Douglas Galeazzi, participou da mateada pela primeira vez e aprovou a iniciativa. Para ele, “o evento é bonito, faz recordar as essências do sul do Brasil, uma cultura que valoriza a reunião familiar e de cultivo às boas amizades, onde as nossas crianças podem vivenciar bons exemplos. É importante participarmos e incentivarmos a realização de mais eventos assim”.

Evento tem como finalidade aproximar pessoas e famílias (Foto: Portal da Cidade)

Fonte:

Deixe seu comentário