Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

NOVO RECORDE

123 milhões de toneladas: CONAB prevê nova safra recorde de soja para o Brasil

Fatores internacionais envolvendo Estados Unidos e Argentina têm feito do Brasil o fornecedor preferencial de soja para vários mercados.

Publicado em 23/12/2019 às 01:53
Atualizado em

Mato Grosso continuará a ser o maior produtor de soja do Brasil em 2020, diz Conab (Foto: Reprodução)

A CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento – divulgou sua estimativa de produtividade para a safra nacional de soja 2019/2020. Segundo os dados do órgão, o País poderá colher até 123 milhões de toneladas, um novo recorde de produção, com aumento entre 4,2% e 5% em relação ao período anterior. Ainda segundo os mesmos números, Mato Grosso continuará a ser o maior produtor nacional da oleaginosa, produzindo 32,4 milhões de toneladas em uma área cultivada de 9,7 milhões de hectares.

Fatores externos

Caso as expectativas se concretizem, o Brasil se tornará o maior produtor mundial de soja, ultrapassando os Estados Unidos, que devem enfrentar problemas de produção nos próximos meses. Outro fator externo que beneficia o País é a sobretaxação sobre o soja argentino, anunciada pela Casa Rosada e aprovada pelo Congresso Nacional platino na semana passada. De acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, o país vizinho atingiu, até agora, apenas 70% da área plantada e os agricultores estão pessimistas quanto à reação do mercado em relação às medidas do governo Alberto Fernandez.

Quadro positivo

Diante do quadro projetado, mercado brasileiro já trabalha com um mercado futuro mais aquecido em relação às duas safras anteriores. Na Bolsa de Chicago, desde novembro, as variações do soja brasileiro tem ganhado preferência de diversos mercados e o valor interno da saca tem se valorizado, mesmo com a redução na cotação do dólar frente ao Real nas últimas duas semanas.


Fonte:

Deixe seu comentário