Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Projeção

Área de algodão deve crescer 13% em Mato Grosso, estima Imea

Agricultores demonstram otimismo com atual cenário da pluma, motivado pela demanda aquecida e preços atrativos

Publicado em 11/10/2021 às 11:36

(Foto: Canal Rural)

Maior produtor de algodão do Brasil, Mato Grosso deve aumentar a área destinada ao cultivo da pluma na safra 2021/22. É o que aponta a primeira estimativa para este ciclo divulgada pelo Imea. A projeção é de que as lavouras ocupem cerca de 1,09 milhão de hectares no estado, avanço de 13,32% em relação ao último ciclo. “Esse cenário otimista para o mercado da fibra está atrelado ao preço futuro da pluma, que neste ano tem atingido níveis recordes, e à demanda aquecida pela fibra — devido à retomada da economia global”, aponta o instituto.

O ritmo do cultivo da soja, cultura que antecede o plantio de aproximadamente 86% dos algodoais (algodão safrinha), também reforma a boa expectativa. “Com a semeadura da soja ocorrendo de forma adiantada em relação à safra passada até o momento, o produtor do estado está otimista quanto à janela de cultivo do algodão”, diz o Imea.

Quanto à produtividade, a previsão é de que gire em torno de 288,04 @/ha, salto de 3,22% em relação à safra passada. Com isso, a produção total prevista chega a 4,71 milhões de toneladas de algodão em caroço e 1,93 milhão de toneladas de pluma.


Fonte:

Deixe seu comentário