Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Show Safra 2024

BRF anuncia ampliação no abate de frigorifico de Lucas do Rio Verde

Retomada de exportação para o Reino Unido vai garantir maior participação da multinacional no mercado mundial de alimentos

Publicado em 20/03/2024 às 18:57

(Foto: Natália Mathis)

O Show Safra foi palco de um anúncio que vai permitir o fortalecimento da criação de frangos na região médio-norte de Mato Grosso. Nesta terça-feira (19), representantes da BRF anunciaram aumento no abate da planta frigorífica de Lucas do Rio Verde.

Marcos Molina, fundador da Marfrig e grande acionista da BRF, juntamente com Miguel Gularte, CEO da BRF, vieram ao município participar do Show Safra. Eles foram recebidos pelo presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, pelo prefeito Miguel Vaz e tiveram agenda com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e secretário de Políticas Agrícolas, Neri Geller.

Os empresários também participaram de cerimônia no estande da Prefeitura Municipal em que foram liberados recursos para a agricultura familiar do município.

Durante o ato, coube ao ministro o anúncio da liberação de mercado por parte do Reino Unido. Em 2017, vários países suspenderam a importação de carne brasileira após operação denominada ‘Carne Fraca’. Agora, depois que foram cumpridos protocolos sanitários, o Governo conseguiu reabilitar os mercados destes países europeus.

“Com o anúncio de abertura de mercado ‘criamos um problema’, deixamos a fábrica pequena. Com o mercado novo precisamos de mais produção”, disse o CEO da empresa, Miguel Gularte. “Vamos aumentar a linha de abate de frangos da BRF em 150 mil aves, cerca de 50% a mais da produção atual”.

“O frango brasileiro domina o mercado lá fora e com a abertura de novos mercados, abre-se possibilidades para os integrados. Essa é a nossa maior unidade e a mais produtiva e isso nos dá segurança para investir mais”, pontua Marcos Molina.

Outro anúncio feito é relacionado ao sistema de certificação para proteína animal que passa a ser eletrônico.

O presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, disse que a ampliação do abate pela BRF em Lucas do Rio Verde é uma notícia importante para os produtores regionais. “O segmento recebe esse anúncio com muito otimismo, é uma oportunidade para o produtor”, observa.

Sobre a entrada em funcionamento do sistema de certificação eletrônica, Piccini lembrou que o produtor rural tem se adequado aos protocolos estabelecidos pelos órgãos sanitários. “Essa liberação acontece porque o produtor ‘comprou’ essa ideia, tendo cuidado em suas propriedades”, disse o presidente. “Com esses anúncios, Lucas do Rio Verde é um dos municípios que vai crescer acima da média”.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, o Brasil é responsável por quase 40% da carne de frango consumida no mundo. O Brasil é um dos quatro países que não registraram casos de gripe aviária nos animais criados para a industrialização.


Fonte:

Deixe seu comentário