Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

PÃO NOSSO

Ministra da Agricultura diz que Brasil pode parar de importar trigo da Argentina

Medida seria a saída mais drástica, caso Buenos Aires sobretaxe o trigo do país para a exportação. Atualmente, trigo argentino entra no Brasil a taxa 0%.

Publicado em 19/12/2019 às 02:09
Atualizado em

Ministra Tereza Cristina defendeu que Brasil deve se precaver à política econômica argentina (Foto: Reprodução/EBC Agência Brasil)

As medidas de recuperação econômica tomadas pelo novo governo argentino poderão impactar diretamente na política de importação de trigo no Brasil. Essa foi a afirmação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante seu último encontro com os deputados e senadores da FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária - na última terça-feira (17), em Brasília.

De acordo com a ministra, o trigo argentino ingressa no País a taxa zero de importação, mas se a política mudar, o Governo Federal está disposto a rever a preferência aos produtores argentinos: “Esse trigo entra no Brasil sem taxas. Agora, se isso ficar inviável, nós temos outras alternativas, podemos trazer de outros lugares [...] a Argentina não pode perder o mercado brasileiro de 6 milhões de toneladas [...] a decisão é deles”.

As afirmações de Tereza Cristina vem em resposta às declarações do presidente argentino recém eleito de que a política de exportações da Casa Rosada mudará em breve, criando sobretaxação para produtos que saem do país em até 12%. Caso isso se confirme, toda a cadeia produtiva da indústria da panificação no Brasil poderá ser afetada com o aumento de preços.


Fonte:

Deixe seu comentário