Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

curiosisdades

Conheça 5 curiosidades sobre o Mato Grosso

O território mato-grossense aos poucos foi sendo preenchido por costumes que continuam enriquecendo a cultura do estado

Publicado em 28/06/2024 às 21:07

(Foto: Lenine Martins/Gcom-MT)

Com as primeiras excursões sendo datadas em 1525, a história de Mato Grosso é antiga. Com forte influência de tradições europeias, afro e indígenas, o território mato-grossense aos poucos foi sendo preenchido por costumes que continuam enriquecendo a cultura do estado localizado no Centro Oeste brasileito.

Além de possuir uma grande pluralidade em suas manifestações culturais, o estado que tem sua capital localizada no coração da América Latina, também é conhecido pela rica diversidade de animais que vão de onças pintadas, aos tuiuiús e aos jacarés pantaneiros.

É pensando nas diversidade cultural e natural presentes no estado que, hoje, selecionamos 5 curiosidades sobre Mato Grosso para você conhecer.

Influência da cultura indígena

Foto: GCOM-MT/Junior Silgueiro

Ao todo Mato Grosso possui mais de 40 etnias indígenas espalhadas ao longo do território do estado. Essa diversidade cultural de povos se manifesta na variedade de tradições e costumes que compõem a identidade mato-grossense. Essas influências podem ser visualizadas na forte e expressiva produção de artesanato, no linguajar e, também, na culinária, na qual a influência indigena pode ser observada através da grande variedade de pratos feitos com peixes.

Biodiversidade 

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mato Grosso é o único estado brasileiro que abriga 3 diferentes biomas em seu território. Sendo eles o Cerrado, que cobre cerca de 38, 9% do território mato-grossense e é conhecido por suas árvores com caules retorcidas e raízes profundas. O Pantanal, a maior planície alagada do mundo, que possui cenários deslumbrantes e é considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera. E ao norte do estado é possível observar as exuberantes paisagens da Amazônia brasileira.

Diversidade frutíferaFotos: Lenine Martins/Gcom-MT

Com uma grande diversidade de biomas, Mato Grosso também possui um alto número de frutos característicos do estado, dentre eles o Jatobá, fruto de casca dura que pode ser encontrado no cerrado, no pantanal e, também, na Amazônia. Para além do jatobá, pode ser encontrado no cerrado mato-grossenses uma rica diversidade de frutos regionais, como a mangaba, o baru e o famoso pequi, um fruto de coloração amarela, que faz parte de pratos típicos do estado.

141 municípios

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mato Grosso possui atualmente 141 municípios repletos de características próprias, que perpassam pela cultura, história e pela biodiversidade. Ao adentrar o território mato-grossense, você pode encontrar deslumbrantes cenários de municípios que são zonas de transição entre alguns biomas, como por exemplo Campo Novo do Parecis, que possui características do Cerrado e da Amazônia em suas matas locais, ou pode encontrar cidades com festas tradicionais marcantes, é o caso da Dança dos Mascarados que ocorre anualmente na festa de São Benedito, em Poconé.

Bandeira

Foto: Meneguini/MT

Criada em 1890, a bandeira mato-grossense apresenta algumas características semelhantes a bandeira nacional para, deste modo, simbolizar a integração entre o estado e o país. As principais cores presentes na bandeira são: Azul, representando o céu de Mato Grosso, o Verde, fazendo referência a soberania e a rica natureza do estado, o losango branco, que pela forma geométrica representa a mulher e pela cor a paz e, por último, a estrela amarela, que se refere ao ouro presente no estado mato-grossense. 



Fonte:

Deixe seu comentário