Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

Sancionada!

Lei de autoria do vereador Wlad determina a substituição de sirenes em escolas

A Lei surge como uma resposta significativa às necessidades específicas dos estudantes neurodivergentes, principalmente os com diagnósticos de TEA

Publicado em 25/06/2024 às 12:23

(Foto: Reprodução Assessoria Parlamentar)

A Lei Nº 3.684, já sancionada pelo Prefeito Miguel Vaz, estabelece a substituição das sirenes tradicionais por outros sinais em todas as escolas, tanto da rede pública quanto privada, no município de Lucas do Rio Verde - MT, que tenham alunos matriculados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em sua abordagem inclusiva, a Lei surge como uma resposta significativa às necessidades específicas dos estudantes neurodivergentes, principalmente os com diagnósticos de transtorno do espectro autista. Reconhecendo que os sons repentinos e altos podem ser desencadeadores de ansiedade e desconforto para esses alunos, a substituição por sinais musicais e visuais oferece uma alternativa mais amigável e respeitosa ao seu bem-estar emocional e mental.

O Vereador Wlad Mesquita expressou sua satisfação com a aprovação da lei, destacando seu compromisso contínuo com a inclusão e igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de suas necessidades. Ele ressalta que a implementação dessa medida não apenas beneficia os alunos com TEA, mas também promove um ambiente mais acolhedor e acessível para toda a comunidade escolar.

“Com essa iniciativa, Lucas do Rio Verde demonstra seu compromisso em garantir que todos os seus cidadãos tenham igualdade de acesso à educação e se sintam respeitados e incluídos em todos os aspectos da vida escolar,” destacou o parlamentar.

Além disso, a Lei Nº 3.684 reflete o compromisso da cidade de Lucas do Rio Verde em ser um exemplo de inclusão e acessibilidade, estabelecendo um precedente positivo para outras cidades seguirem.

Fonte:

Deixe seu comentário