Portal da Cidade Lucas do Rio Verde

LUCAS DO RIO VERDE

Fundação Rio Verde fornece produto principal na preparação da Festa do Milho

Área de plantio feito pela instituição de pesquisa foi visitada pelas entidades que participarão da Festa do Milho no próximo final de semana

Publicado em 10/04/2024 às 15:08

(Foto: Verbo Press)

Cerca de dois hectares de milho plantados pela Fundação Rio Verde para pesquisa sobre a qualidade de sementes e comportamento das plantas vão servir para atender entidades que participarão da 3ª Festa do Milho que acontecerá no próximo final de semana. A colheita do milho foi feita na manhã desta quarta-feira (10).

Ao todo serão 24 entidades que terão barracas no evento que acontecerá na rotatória do Paço Municipal. Cada uma teve direito a coletar cerca de 3 mil espigas de milho, montante que será utilizado na elaboração de vários pratos que têm o milho como ingrediente principal.

“A Fundação Rio Verde é parceira da prefeitura municipal e das entidades. Foi cedido todo o milho necessário pra contribuir com a festa. Foi feito o manejo da área, tomamos os cuidados para que o produto esteja em perfeitas condições. Todo dia alguém fazia a avaliação para que no período adequado estivesse pronto pra ser colhido”, explicou Bruno Borges, diretor administrativo da Fundação Rio Verde.

Uma das entidades presentes na colheita do milho foi a Lucas Riders, associação que reúne pais e atletas de ciclismo bmx. O vice-presidente, Evandro Chitolina, disse que a associação está com boa expectativa para o evento que acontecerá na sexta e no sábado.

“A gente já participou das outras duas e esse momento de pré-festa, principalmente, é um momento muito importante, porque faz com que as os grupos, associações trabalhem juntos para poder fazer uma boa festa”, analisou Chitolina. “Agradecer a Fundação Rio Verde por fornecer esse milho pra festa”.

A Associação Lucas Riders adianta que terá um cardápio variado com novidades para o evento. “Visitem a tenda da Lucas Riders pra apreciar esse prato especial, é um prato que a gente preparou com muito carinho”, disse Evandro, sem dar muitas pistas.

A 3ª Festa do Milho é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e de Agricultura e Meio Ambiente. “Essa é uma parceria muito sonhada, muito planejada, desde o ano passado ela já vem se desenhando e se consolidou esse ano porque a gente acredita que quanto mais engajamento comunitário a gente trouxer, mais valor a gente vai agregar para a Festa do Milho”, destacou Luciana Bauer, titular da pasta da Cultura.

“Além de ser um evento cultural, é um evento gastronômico. A base do milho que é um produto importantíssimo pra nossa região, a base da nossa produção agrícola, tanto na parte gastronômica, e uma variedade enorme de produtos que a gente consegue fazer a base do milho, não só na alimentação, mas biocombustível, é um produto que é presente na nossa comunidade”, destacou Felipe Palis, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde.

Fonte:

Deixe seu comentário